Saúde

Coronavírus - Prefeitura reforça a importância das medidas prevenção contra a covid-19

A atenção do Comitê de Monitoramento da Covid-19 do município está voltada para os indicadores de assistência, que é a capacidade de atendimento das unidades de saúde em Boa Vista.

Por Emanuele Pasqualotto

12/01/2021

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157717861880212

A Prefeitura de Boa Vista reforça a importância das medidas de prevenção contra o novo coronavírus diante da situação alarmante no Amazonas e a superlotação das unidades de saúde de responsabilidade do Governo do Estado, com a falta de funcionamento do Hospital de Campanha. A atenção do Comitê de Monitoramento da Covid-19 do município está voltada para os indicadores de assistência, que é a capacidade de atendimento das unidades de saúde.

Em entrevista a uma emissora de rádio, a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Calandrini, enfatizou que o Hospital Geral de Roraima (HGR), por exemplo, está com sua capacidade no vermelho. Ela reforçou, que diante dessa situação, as medidas de prevenção são essenciais.

“ O monitoramento epidemiológico mostra índices acima do limite. O nosso trabalho se baseia na busca por medidas que evitem ações mais drásticas. Precisamos do apoio de toda a população. Importante ressaltar que mesmo que as pessoas não acreditem que medidas como máscara, álcool em gel e distanciamento sejam suficientes, devem pensar na família, pois ao sair, a pessoa se expõe e volta pra casa e expõe a família”, frisou.

A Prefeitura de Boa Vista trabalha desde o início da pandemia do novo coronavírus em ações de monitoramento dos índices, atendimento à população nas unidades básicas de saúde e Hospital da Criança Santo Antônio, com oferecimento de medicamentos e testagem.

Oito unidades básicas de saúde da capital são destinadas ao atendimento exclusivo de pacientes com suspeitas ou casos leves de covid-19. São elas: UBS Dr. Silvio Botelho – Paraviana, UBS São Vicente, UBS Equatorial, UBS Lupércio Lima – Pintolândia, UBS Aygara Motta - Cidade Satélite, UBS Mariano de Andrade – Caranã, UBS Olenka Macellaro – Caimbé e UBS Délio Tupinambá - Nova Cidade.

Prefeitura instituiu protocolo baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde

Além de destinar unidades básicas de saúde para o atendimento de pacientes com covid-19, a Prefeitura de Boa Vista fez aquisição de medicamentos e testes para diagnosticar a doença. Os casos são identificados precocemente, avaliados e o paciente já sai da unidade com os medicamentos indicados para o tratamento inicial.

Mais de 60% dos atendimentos nas unidades básicas de saúde do município são exclusivos de covid-19. São atendidas pessoas de Boa Vista e de todos os municípios de Roraima. Em 2020, foram realizados mais de 90 mil testes para a doença. Só na primeira quinzena de 2021, já foram feitos mais de 3 mil. Mesmo com a redução do número de médicos que impactou a rede básica, as unidades continuam atendendo.

Quanto mais cedo a doença for controlada, melhor. Por isso, é importante procurar uma UBS caso sinta sintomas leves. O apelo é para que a população colabore e siga as recomendações sanitárias, evitando sair de casa, principalmente as pessoas que são de grupos de risco.

É importante também que ao retornar de viagens, as pessoas tomem as medidas de precaução para minimizar a transmissão da doença e procurar um posto de saúde em caso de apresentar sintomas.

Vigilância Sanitária criou regras de controle para que o comércio possa funcionar

A Vigilância Sanitária está fazendo um trabalho de orientação junto ao comércio e às empresas para o cumprimento das regras sanitárias para maior segurança de todos. Existe um comitê que monitora os índices e toma as decisões de flexibilização ou regressão, de acordo com o Plano de Retomada do Comércio.

O diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Matos, enfatizou que essa é uma nova fase de responsabilidade social. “Todos nós precisamos fazer a nossa parte. Existe uma preocupação, não só com a saúde física, mas também com a saúde financeira de todos que precisam trabalhar. A vigilância criou regras como precaução para minimizar os impactos da disseminação do vírus e vamos fiscalizar o cumprimento dessas regras”, concluiu.