ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Covid- 19 - Prefeito Arthur Henrique anuncia novas regras de funcionamento para comércios e serviços em geral
NOTÍCIAS
Saúde
26/02/2021 22h02
Covid- 19 - Prefeito Arthur Henrique anuncia novas regras de funcionamento para comércios e serviços em geral

As medidas visam conter o avanço do novo coronavírus na capital, com vigência a partir da data da publicação até o dia 10 de março

Jornalista: Ceiça Chaves/Shirleia Rios

Em: 26.02.2021


Atendendo às recomendações do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, anunciou nesta sexta-feira, 26, medidas mais restritivas para o funcionamento de comércios e serviços em geral. O decreto 21/E será publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 1º, com prazo de validade até 10 de março.


As novas regras foram consideradas diante das altas taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI e o crescimento no número de óbitos por Covid na cidade. O Boletim da FIOCRUZ também apresenta uma tendência de aumento de óbitos para Roraima de 5,3% , o que coloca o Estado de Roraima em primeiro lugar do país com a maior taxa de morte diária.


Conforme o decreto, nos horários e dias estabelecidos estão sendo detectadas as maiores aglomerações e descuido em relação aos protocolos por parte da população. A Vigilância Sanitária Municipal e agentes das secretarias estão nas ruas fiscalizando toda a cidade.


São decisões difíceis, mas precisamos preservar a vida das pessoas, por isso vamos prorrogar o decreto que está vigente e adotarmos novas medidas para que a gente possa ter uma situação menos grave na saúde do município”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

 


“São decisões difíceis, mas precisamos preservar a vida das pessoas, por isso vamos prorrogar o decreto que está vigente e adotarmos novas medidas para que a gente possa ter uma situação menos grave na saúde do município”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

Vejam as novas medidas do decreto 021/E:


- Prorrogação do decreto 017/E até o dia 10 de março;

- Restrição nos horários de funcionamentos para comércios e serviços, exceto serviços de assistência à saúde, farmácias e drogarias. Veja como ficará:

*Durante os dias úteis, das 8h às 20h, podem funcionar hipermercados, atacarejos, supermercados, postos de combustíveis, lojas de conveniência, mercearias, padarias, lanchonetes, restaurantes, bares e similares, celebrações religiosas, cultos, missas, academias e estabelecimentos de atividades esportivas;

*Para outros seguimentos não essenciais, clínicas e consultórios, o funcionamento será das 9h às 20h;

*O funcionamento dos shopping centers será de 10h às 20h;

Tomamos essa decisão para também reduzir o número de pessoas dentro do transporte público da cidade. Para que os ônibus tenham uma lotação reduzida nesses próximos 10 dias ”, frisou Arthur.

 

No sábado, 6, e domingo, 7, não será permitido o funcionamento de qualquer atividade, sejam elas de comércio, serviços ou lazer, exceto, os serviços de assistência à saúde e farmácias;

 

- O funcionamento dos estabelecimentos na modalidade delivery e drive-thru também não serão permitidas após às 20h dos dias úteis e nos dias 6 e 7 de março;

 

- A Secretaria Municipal de Saúde deverá notificar os bancos, lotéricas e serviços notariais para o fiel cumprimento dos protocolos sanitários da Vigilância Sanitária, bem como os protocolos previstos no Plano de Retomada da Economia de Boa Vista, sob pena de embargo;

 

- Os órgãos municipais, durante a vigência do decreto, devem priorizar as atividades remotas e o teletrabalho, exceto para os órgãos de segurança, saúde e assistência social;

 


 

O que diz o prefeito Arthur Henrique


As medidas são duras, mas a gente precisa cuidar da saúde das pessoas e é isso que a prefeitura está fazendo. Espero que as pessoas compreendam. É responsabilidade do prefeito e, todos os prefeitos do Brasil estão vivendo essa realidade hojeOs governadores, todos os chefes de poderes da nossa nação estão passando por essa dificuldade, mas é cuidando das pessoas que vamos superar essa crise da pandemia e seguir nossa vida novamente”.


Nesse final de semana, dentro desses 10 dias, a gente precisa se organizar para que tenhamos tudo que precisamos dentro de casa. Vamos nos manter isolados. Estados estão adotando medidas que vão reduzir o número de pessoas circulando pela cidade, mas todo mundo precisa ter a consciência.”


Quero pedir para a população que tenha consciência de entender que não é só nos estabelecimentos comerciais que tem o problema. Então evitem sair de casa. Não é o momento de sair de casa, de visitar os amigos, familiares, é o momento de estarmos com a nossa família dentro de casa, garantindo a segurança não só da nossa família, mas de todas as pessoas que estão sendo afetadas por essa pandemia”.


A gente tem que se colocar no lugar no próximo, se a gente não tem um idoso, uma pessoa com comorbidade dentro de casa, a gente precisa entender que dentro da casa de muitos familiares existem essas pessoas. Foram mais de 1.100 óbitos em Roraima. Nós estamos perdendo nossos entes queridos, como aconteceu comigo esses dias, perdi o meu pai, a Edileusa, assim como muitas pessoas queridas que perdemos durante toda essa pandemia”.



A Vigilância Sanitária Municipal e agentes das secretarias estão nas ruas fiscalizando toda a cidade
 

Recomendações ao Governo do Estado

 

* Adotar medidas que impeça a circulação de pessoas no horário noturno, especialmente entre as 20h e 5h;

 

* Regularização do estoque de medicamentos e aquisição de equipamentos nos hospitais do Estado de Roraima;

 

* Cumpra o acordo firmado perante o Ministério Público Estadual no dia 8 de maio de 2020, sobre o cumprimento dos decretos e o isolamento social e seus cuidados;


O combate do coronavírus é uma responsabilidade de todos. Não tem só como o poder público resolver todos os problemas. A população precisa ter a consciência que esse não é o momento de confraternizar. A pandemia já vem ocorrendo há um ano no Brasil, não é o momento de achar que as pessoas estão seguras. A gente precisa manter o isolamento até vacinação tomar proporções maiores em todo país”, destacou o prefeito Arthur.

 


 

Fiscalização: A prefeitura também está atuando de forma efetiva na fiscalização da cidade em uma operação conjunta da Vigilância Sanitária com outras secretarias. As equipes estão diariamente nas ruas vistoriando o cumprimento do decreto 017, com apoio da Guarda Civil Municipal e secretarias de Meio Ambiente e Finanças. Desde o início de janeiro, mais de 300 estabelecimentos comerciais já foram notificados por estarem desrespeitando as normas do decreto.


Vacina: O Município recebeu 2.800 doses de vacinas enviadas pelo do Ministério da Saúde esta semana. O quantitativo ainda é pouco para que o município consiga avançar nas etapas de imunização por idade, por isso é preciso que as vacinas cheguem de forma ampla.


FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil