Educação

Saber Igual: Professores, coordenadores e gestores são capacitados para o início do ano letivo

A capacitação tem o objetivo de instrumentalizar os professores quanto ao gerenciamento técnico e pedagógico, além de planejar as aulas dentro da metodologia do programa de ensino estruturado Saber Igual.

Por SEMUC

27/01/2015

Nesta segunda-feira, 26, teve início a Terceira Semana Pedagógica, coordenada pela Prefeitura de Boa Vista. A capacitação tem o objetivo de instrumentalizar os professores quanto ao gerenciamento técnico e pedagógico, além de planejar as aulas dentro da metodologia do programa de ensino estruturado Saber Igual.

As oficinas, que seguem até o dia 28 deste mês, na faculdade Estácio, são destinadas a 1.216 professores, 60 gestores, 29 vice-gestores e 81 coordenadores pedagógicos, totalizando 1.386 profissionais da educação que já atuam na rede.
As oficinas serão orientadas por técnicos da Secretaria de Educação, especialistas em educação infantil, pedagogia, nas áreas de língua portuguesa, matemática e ciências, além de capacitadores do Instituto Alfa e Beto (IAB), que tem sede em Minas Gerais.
Segundo a coordenadora do programa, Angelita Nóbrega, a formação traz diversos benefícios para educação municipal. “Esse é o momento de conhecer o material do Instituto Alfa e Beto que será utilizado pelos professores. Também de aliar o conhecimento com os capacitadores e esclarecer dúvidas”, disse.
Nóbrega explicou ainda que a metodologia utilizada é igual para todas as escolas, resultando num ensino igualitário e de qualidade. “Essa metodologia facilitou e melhorou a educação do município, pois os professores já vão a campo com um direcionamento”.
Para a professora da Escola Municipal Jardim das Copaíbas, no Distrito Industrial, Telma Marli, o trabalho diário é sempre um desafio. “A riqueza do material do Instituto Alfa e Beto, possibilita o melhor planejamento das aulas. Ensinar é sempre um grande desafio, mas com todo o apoio técnico que a prefeitura dá aos professores fica mais simples”, destacou.
A coordenadora do Instituto, Ana Helena, explicou que o Alfa e Beto trabalha a educação baseada em evidências. “Temos uma equipe com formação necessária para criar as metodologias mais eficazes para a educação das crianças. Os resultados em Boa Vista são os melhores, pois temos total adesão dos professores e também da prefeita Teresa Surita”, destacou.