Alunos da Escolinha da Vila Olímpica participam de Torneio de Boxe

26/02/2015

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com a Federação Roraimense de Boxe, promove neste sábado, 28, o I Torneio de Boxe da Escolinha da Vila Olímpica. A competição começará às 17h, na Academia Corpo Fitness, localizada na avenida Mario Homem de Melo, nº 474, bairro Buritis. O torneio conta com o apoio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec),

Cerca de 20 alunos da Escolinha de Boxe da Vila Olímpica, com idades de 12 a 25 anos, participarão da competição. O pequeno pugilista Pablo Mateus Borbas, de 13 anos, sonha em repetir o feito da primeira competição oficial que participou. Na ocasião, ele conquistou o título de vencedor no Campeonato Internacional de Boxe, realizado no ano passado, na Venezuela, na categoria até 45 quilos.
Para o administrador da Vila, Alex Oliveira, o incentivo e a valorização dos atletas da capital fazem parte da gestão da prefeita Teresa Surita. “A prefeita tem investido muito no esporte roraimense. Essa é uma oportunidade para os jovens mostrarem tudo o que aprenderam durante as aulas da Escolinha, como posicionamento, movimentação, guarda e golpes”, declarou.
A coordenadora das Escolinhas de Esportes da Vila Olímpica, Karine Almeida Silva, disse que a conquista de bons resultados em campeonatos nacionais e até internacionais mostra que o trabalho desenvolvido está no caminho certo. “E isso nos dá forças para valorizarmos e melhorarmos ainda mais os projetos esportivos que temos na Vila Olímpica, onde não formamos apenas atletas, mas cidadãos para o futuro”.
Boxe – O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa quanto para o ataque. Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe são divididas em categorias que variam de acordo com o peso do lutador.
Os principais golpes de boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).