Educação

Alunos da rede municipal de ensino participam de atividades alusivas ao Dia da Floresta e ao Dia da Água

20/03/2015

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental deu início, na manhã desta sexta-feira, 20, às atividades comemorativas ao Dia Mundial da Floresta e ao Dia da Água. A ação foi na Escola Municipal Palmira de Castro Machado, localizada no bairro Araceli. Cerca de 60 alunos, de 4º e 5º anos, participaram de palestras, apresentação de vídeos e plantio de mudas de plantas.

Segundo a professora, Derli Caetano, faz parte da rotina da escola, durante todo ano, sensibilizar e incentivar os alunos para o uso consciente da água. Além disso, questões relacionadas com a floresta, fauna e também com o lixo, sempre são trabalhadas com as crianças.
“São assuntos trabalhados de maneira constante em sala de aula. Toda e qualquer iniciativa que visa um maior aprendizado e que possa somar melhores resultados quanto à preservação dos nossos recursos naturais, nos deixam sempre motivados. O trabalho dos educadores ambientais nesse sentido é fundamental”, frisou a professora.
Para encerrar as atividades, os alunos plantaram 10 mudas simbolizando o compromisso com os recursos naturais. O estudante Bruno Mesquita, do 4º ano, plantou a primeira muda e garantiu que vai cuidar bem dela. “A gente precisa cuidar mais das nossas florestas e da nossa água. Sem elas a vida não é possível. Por isso vou cuidar para que a muda que eu plantei se torne uma árvore bonita e que possa fazer, principalmente, bastante sombra”, animou-se Bruno.
No período da tarde, será a vez dos alunos da Escola Municipal Delacir de Melo Lima, no bairro Centenário, receberem os educadores ambientais para mais atividades lúdicas e também plantio de espécies nativas. Além de sensibilizar sobre a importância da preservação, a equipe pretende destacar o uso racional da água e as consequências da destruição das florestas, como redução biodiversidade.
Neste sábado, 21, dando continuidade às atividades alusivas ao Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água, a equipe de Educação Ambiental faz o mutirão de limpeza na Praia da Cachoeirinha, localizada no bairro Cidade Satélite.