Cidadania

Braços Abertos discute estratégias de melhorias para o bairro Cauamé

Por SEMUC

27/03/2015

Contribuir para o desenvolvimento do município. Foi com esse objetivo que os moradores do bairro Cauamé participaram nessa quinta-feira, 26, da reunião de rua do programa Braços Abertos, implantado pela prefeita Teresa Surita em fevereiro de 2001 e retomado em novembro de 2014. O programa já percorreu o Conjunto Cidadão e os bairros Caranã, Cinturão Verde e Senador Hélio Campos.

Para tornar o trabalho mais participativo, a equipe do Braços Abertos antecede a reunião no bairro com uma ferramenta chamada Mapa Falado. No bairro Cauamé foram três reuniões com grupo de jovens, adultos, lideranças e entidades religiosas que discutiram os principais anseios e melhorias para o bairro.
“Essa reunião é resultado de outros encontros que são feitos previamente no bairro. Então é tudo planejado e discutido com os secretários, que vai dá para a comunidade, à certeza de tudo aquilo que o local vai receber e o que já estamos trabalhando nele. Eu fico muito feliz em ver que a participação da população é grande, prova de que querem trabalhar junto comigo para uma Boa Vista melhor”, declarou a prefeita, Teresa Surita.
Durante apresentação das ações já realizadas e em execução no bairro, a prefeita destacou as obras na avenida João Alencar – que recebeu drenagem, duplicação da via e iluminação mais potente. A prefeitura está trabalhando ainda na duplicação da avenida Jael Barradas,  aumentando a segurança de condutores e pedestres.
Com relação à saúde, a prefeita informou sobre a construção do posto de saúde do bairro, que terá sede própria e poderá oferecer melhor atendimento à população. A previsão é que seja finalizado em julho desse ano. No que diz respeito à limpeza, foram feitos três grandes mutirões de coleta, com a retirada de mais de 2.500 toneladas de entulho, lixo e galhadas. Nesta semana, a prefeitura finalizou o quarto mutirão de limpeza do Cauamé.
Nas reuniões do Mapa Falado, os moradores apontaram três pontos críticos de acidentes de trânsito no bairro Cauamé. Atendendo ao pedido, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito implantou 18 placas de sinalização nos três cruzamentos citados pelos moradores e nos cruzamentos próximos.
Marliny Severo, de 28 anos, que mora no bairro Caranã, foi até o bairro Cauamé para parabenizar a prefeita, pessoalmente, pelo trabalho desenvolvido na cidade. Grávida de seis meses, ela destacou o bom atendimento que teve em uma unidade de saúde da capital. “Quando estamos grávidas ficamos sensíveis, querendo que o mundo pare para nos dar atenção e carinho. E foi assim que fui atendida no posto de saúde. A prefeita tem um olhar especial. As pessoas normalmente só sabem criticar, mas não procuram saber o que está acontecendo na cidade”, disse.
Espaço Lúdico – Enquanto os moradores acompanhavam a reunião de rua, a prefeitura preparou um espaço para as crianças com brinquedos, desenhos, pintura de rosto e livros infantis. As brincadeiras são espontâneas para o melhor desenvolvimento da criança. Essa técnica foi aprendida e desenvolvida nas capacitações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância com profissionais da Educação, Saúde e Gestão Social, baseado na metodologia desenvolvida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.