Esportes

O melhor ciclista do país troca experiência com atletas de Boa Vista

23/03/2015

Ser um dos melhores do Brasil e do mundo é uma tarefa que requer dedicação e disciplina. Para o penta campeão de ciclismo, Flávio Cipriano, 25, não foi diferente. Ao escolher a bicicleta como ferramenta de trabalho, ele traçou metas e conquistou diversos títulos. A experiência, as condições de treino e a trajetória foram os temas apresentados em uma palestra motivacional aos ciclistas de Boa Vista nessa sexta-feira, 20. O encontro, promovido pela Prefeitura de Boa Vista, contou ainda com um passeio ciclístico.

Para Cipriano, Boa Vista oferece diversos espaços para a prática esportiva. “Observei que aqui há vários adeptos ao ciclismo. As avenidas são largas e isso proporciona desenvolvimento ao esporte. As cidades por onde passei são totalmente diferentes e aqui as pessoas há meios para praticar atividades físicas ao ar livre. A cidade tem um grande potencial para ser referência no Brasil”, comentou.
Segundo o superintendente de esporte da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), João Tambor, a modalidade esportiva do pedal vem crescendo e ganhando há cada dia mais adeptos.  “A gente tem em torno de 80 ciclistas federados e mais de 300 não federados, fora os que praticam como recreação. As avenidas bem asfaltadas e o trânsito colaboram para esportes de velocidade”.
O paraciclista Hermano de Albuquerque é o único da região norte que vai participar de uma competição nacional no mês de abril, em Brasília. Para ele, os incentivos da prefeitura e a troca de experiência com profissionais de peso colaboram para alcançar os objetivos. “A gente só aprende e agrega conhecimento com a experiência que o Cipriano passou pra gente. Pois o suporte técnico e logístico aos atletas da região norte sempre é mais difícil. No entanto, com a palestra do Flávio e com o apoio da prefeitura a gente consegue alcançar os objetivos traçados”, disse.
Flávio Cipriano – Atualmente em um intercambio na Suíça, junto com outros seis brasileiros, Flávio Cipriano, considerado um dos principais atletas da Seleção Brasileira, vem se destacando no Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional e já chegou a superar nomes importantes da modalidade em sua última competição. Durante a competição 3 Jours d’Aigle, disputada em setembro, Flávio foi o mais rápido na prova de Velocidade Individual, Além de conseguir índice para participar das finais de várias outras provas.