Atletas da Vila Olímpica se classificam para o Nacional de Boxe

Os confrontos tiveram a função de selecionar pugilistas roraimenses que estarão aptos a participar do Campeonato Nacional de Boxe 2015, que ainda não tem data nem local definidos.

27/04/2015

O ginásio Alamir Casarim, na Vila Olímpica Roberto Marinho, foi palco, na noite dessa sexta-feira, 25, de um campeonato promovido pela Federação Roraimense de Boxe em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Dois atletas da Escolinha de Boxe da Vila Olímpica saíram vencedores.

Inicialmente, 15 atletas da escolinha estavam inscritos para a disputa. Esse número, no entanto, foi reduzido para oito em razão de os demais não haverem alcançado o peso exigido para os naipes correspondentes. Foram disputadas lutas na categoria masculino.
Ao todo, na noite ocorreram 11 confrontos entre alunos da Escolinha de Boxe da Vila Olímpica e de mais duas academias locais, a Gigantes do Aço e a América Champion Boxing. Os organizadores contavam com a participação de pugilistas do estado do Amazonas, mas a presença deles não se confirmou.
Entre os vencedores do certame de sexta-feira à noite estão dois atletas treinados pela escolinha de boxe da Vila: Abraão Silva (54 quilos) e Igor Marques (63 quilos). Ao todo, onze atletas roraimenses foram selecionados para participar do Campeonato Nacional de Boxe deste ano.
O aluno da escolinha Zamani Utajiri também conseguiu vencer o confronto, mas não alcançou a classificação para o Nacional. Isso, por ter enfrentado outro pugilista da mesma escolinha. O regulamento só autentica os vencedores que enfrentam adversários de entidades diversas da sua.
A coordenadora das Escolinhas de Esportes da Vila Olímpica, Karine Almeida Silva, disse que a conquista de bons resultados em campeonatos nacionais e até internacionais tem mostrado que o trabalho desenvolvido pela prefeitura junto aos adolescentes e jovens de Boa Vista está no caminho certo.
“A prefeita Teresa Surita tem como objetivo a valorização e o melhoramento da performance de nossos adolescentes e jovens, para que estejam sempre participando e com êxito das competições, a fim de pôr o nome de Boa Vista entre os campeões nacionais. Os projetos esportivos que temos na Vila Olímpica tem essa função. Aqui não formamos apenas atletas, mas cidadãos para o futuro”, destacou.
Durante todo o ano, a prefeitura, por meio da Federação de Educação, Esporte, Turismo e Cultura, é parceira de eventos esportivos. Além da participação dos alunos da escolinha, o município é responsável por toda a estrutura física como som, cadeiras, mídias, iluminação, pódio e outros.
BOXE:
O boxe ou pugilismo é um esporte de combate em que os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa quanto para o ataque. Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe são divididas em categorias que variam de acordo com o peso do lutador.
Os principais golpes do boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).