Educação

Escola Luiz Canará: Após ampliação, unidade triplica números de alunos atendidos

24/04/2015

Estrutura moderna, ampla e confortável. Estas são as características do novo prédio da Escola Municipal Luiz Canará no bairro Senador Hélio Campos. O evento de inauguração e entrega oficial da escola foi realizado nesta sexta-feira, 24, com a presença da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, da secretária de Educação, Lucivane Freitas, da vereadora Suely Cardoso, secretários municipais, funcionários e comunidade escolar.

A construção da unidade iniciou em outubro de 2013 e foi finalizada em março de 2015. Toda a estrutura antiga foi demolida, exceto a quadra de esportes. Antes a escola contava apenas com cinco salas de aula e atendia cerca de 300 estudantes. Uma única sala abrigava funcionários da secretaria, direção, supervisão e professores, havia um minipátio e apenas dois banheiros atendiam toda a escola.

Hoje a estrutura é moderna, com 20 salas de aulas climatizadas, quadra de esportes reformada, uma sala para cada setor. A escola ganhou ainda uma biblioteca, dois laboratórios de informática, duas salas de vídeos, uma recepção, sala de recurso multifuncional e um laboratório odontológico. O pátio ficou mais amplo e com climatizadores. Ao todo, 18 baterias de banheiros foram construídos, destes, 8 são adaptados para deficientes físicos. A nova estrutura atenderá mais de mil crianças nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Para Teresa Surita, o modelo da Luiz Canará vai ser implantado em alguns bairros de Boa Vista. “O investimento é importantíssimo até porque é um bairro que precisa muito de uma escola com essa estrutura. A unidade moderna une segurança e conforto para as crianças. Transformamos uma unidade de cinco salas para 20 salas, o que vai atender um número bem maior de alunos”, frisou.

Segundo a gestora da unidade, Liana Cláudio, com a entrega da escola novas vagas estão sendo ofertadas para alunos em processo de transferência. “Fechamos o período de matrículas, mas estamos recebendo alunos por transferência. A procura está sendo muito grande. Os pais e a comunidade estão muito felizes por ter uma escola dessa proporção aqui no bairro”, destacou a gestora.

Luiz Canará: A origem do nome da instituição deu-se em homenagem a um dos maiores artistas plásticos de Roraima, Luiz Carlos da Silva Mota, conhecido como Luiz Canará. É dele a autoria de um dos cartões-postais mais bonitos da cidade, o Monumento aos Pioneiros. Canará viveu para as artes, além de pintor, era escultor e poeta, mas a sua grande paixão era mesmo a pintura.