Saúde

População pode sugerir melhorias para a saúde em Boa Vista

A pré-conferência ocorre na quarta-feira, 29, às 18h30, na Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, localizada na rua Das Extremosas, nº 312 – bairro Pricumã.

Por SEMUC

27/04/2015

A Pré-conferência Municipal de Saúde chega ao quarto encontro com a proposta de ouvir a população e diagnosticar o real cenário dos serviços de saúde prestados à comunidade. Essas sequências de reuniões ajudarão a compor as propostas que serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional. A pré-conferência ocorre na quarta-feira, 29, às 18h30, na Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, localizada na rua Das Extremosas, nº 312 – bairro Pricumã.

Para uma das coordenadoras do evento, Lucimara Araújo, esta é a oportunidade da população apontar falhas no sistema e discutir soluções. “Todos são convidados a participar dos debates e propor melhorias. É a oportunidade de construir e traçar junto com o poder público diretrizes para melhorar a saúde na capital”, frisou.
Além da sociedade, a classe trabalhadora também é convidada a participar das mesas-redondas. Segundo o trabalhador Roberto Morais, que participou da terceira pré - conferência, a população tem uma grande ferramenta nas mãos. “É a partir dessas discussões que conseguimos criar propostas para serem colocadas em práticas pelo poder público. É um trabalho em conjunto para melhorar a saúde. Eu recomendo que a população participe”.
O SUS – Criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, O Sistema Único de Saúde (SUS) atende 180 milhões de brasileiros. O sistema é um dos maiores  do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.