Meio Ambiente

Campanha Ambiental: Desenho de aluna da Escola Maria Gonçalves Vieira vence concurso de logomarca

Por SEMUC

18/05/2015

A convite do Ministério Público de Roraima (MPRR), 50 alunos das escolas municipais Maria Gonçalves Vieira e Martinha Thury participarão neste sábado, 16, a partir das 9h30, da inauguração de um espaço no Pátio Roraima Shopping destinado para capacitação ambiental. A criação da sala foi determinada pelo MPRR em razão de um uma infração ambiental cometida na época da construção do shopping, relacionada a área de preservação permanente.

Para alavancar as ações de preservação, em março deste ano, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Roraima (CIEA/RR), composta por 35 instituições, entre elas o MPRR, lançou edital de seleção de uma logomarca a ser utilizada em campanhas com a temática ambiental. A Comissão tem o objetivo de promover e fiscalizar a política e ações de educação ambiental.
Para a escolha da referida logomarca, em abril deste ano, foi realizada uma seleção de desenhos elaborados com os 50 alunos do 5º ano do ensino fundamental, com o tema “Resíduos Sólidos”. Destes, cinco foram escolhidos pela comissão e a eleita foi a aluna Yasmim Bento Duarte, 11 anos, da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira. A arte selecionada será tema da campanha e evento, com inserção da logomarca em camisetas e bonés. Todos os desenhos farão parte de uma exposição no hall de entrada do Pátio Roraima Shopping durante 15 dias, a partir do próximo sábado.
Além disso, a logomarca escolhida fará parte de diversas peças, tais como folders, cartazes, impressos, envelopes, camisetas, bonés, sacolinhas de lixo para carro e outros materiais a serem posteriormente definidos pela comissão organizadora do evento, podendo, ainda, ser utilizada em campanhas com mesma temática. O MPRR priorizou a escolha de escolas no entorno do shopping, onde ocorreu o dano ambiental, com intuito de sensibilizar a comunidade local para a importância do meio ambiente saudável.
Para a diretora da unidade escolar, Josenir Ribeiro, é uma honra ver seus alunos se destacando dessa forma. “Estou muito feliz pelos cinco alunos selecionados da Maria Gonçalves Vieira. E pela nossa querida Yasmim, que mostrou seu talento para o desenho. Agradeço também ao promotor de justiça Zedequias de Oliveira Júnior, que veio pessoalmente fazer o convite aos alunos”, declarou.