Parceria entre escola municipal e IFRR proporciona capacitação a alunos

O projeto “Vivenciando Sonhos”, tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos em diversas áreas, além de contribuir com a comunidade dos bairros Senador Hélio Campos, Conjunto Cidadão e vizinhanças.

27/07/2015

No último sábado, 25, uma parceria que envolve a Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) deu início ao projeto “Vivenciando Sonhos”, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos em diversas áreas, além de contribuir com a comunidade dos bairros Senador Hélio Campos, Conjunto Cidadão e vizinhanças.

Participaram do evento de lançamento os alunos de ambas as instituições e também os pais e responsáveis. Como forma de expor a proposta do projeto, os estudantes do IFRR fizeram apresentações de teatro, coral e judô. A ideia é que em cada sábado, no período de manhã e tarde, sejam oferecidos aos alunos cursos e oficinas de forma a despertar neles o interesse por uma das práticas, como educação física, natação, língua estrangeira – espanhol, libras, artesanato, reciclagem, entre outros.
Para gestora da escola, Land Mary Freire, o projeto foi um grande presente, pois a maioria dos alunos vem de famílias em situações críticas, com pais envolvidos com a criminalidade ou na situação de reeducandos do sistema penitenciário. “Os alunos vão poder ver nessas atividades oferecidas pelo projeto algo que lhes desperte a curiosidade e o desejo de também fazer o mesmo. Assim, eles poderão encontrar um caminho diferente daquilo que seus pais seguiram”, explicou.
Segundo a coordenadora do projeto pelo IFRR, Jacilda Barreto de Araújo, a proposta surgiu no ano passado, com a motivação de contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em regiões carentes da cidade. “Pensamos numa forma de compartilhar o que os alunos aprendem nos cursos com os estudantes da periferia, para que desenvolvam melhor seu futuro e possam descobrir sua vocação”, disse.
O pequeno Miguel dos Santos, 7 anos, assistiu as apresentações de judô e decidiu que também vai seguir com esta prática. “Eu gostei muito das lutas na escola. Quero também aprender muito para um dia ser um competidor nas olimpíadas”.
Nascida na República da Guyana, a dona de casa Dirlene Cícera Alberta possui dois filhos na escola Raimundo Eloy. Para ela, as atividades promovidas pelo “Vivenciando Sonhos” de fato é parte de um sonho que ela sempre teve, de ver seus filhos crescendo em meio a práticas saudáveis e que contribuam com seu futuro.
“Vim de família pobre, do outro lado do rio Tacutu. Minha vida sempre foi difícil. E quero que meus filhos tenham um destino diferente, que aprendam uma profissão ou que pratiquem esportes. Que vivam bem melhor do que vivemos hoje”.
Os cursos e oficinas são ministrados por alunos dos cursos de Educação Física, Biologia, Eletrotécnica, Turismo, Enfermagem e Secretariado Executivo do IFRR. Em cada sábado, serão cerca de 30 estudantes que serão monitores do projeto. As atividades ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o mês de dezembro deste ano.