Patrulha da Chuva

Patrulha da chuva passa por três bairros nesta quinta-feira

31/07/2015

As equipes de limpeza da Patrulha da Chuva estiveram nesta quinta-feira, 30, em três bairros de Boa Vista, sendo eles Cidade Satélite, Cinturão Verde e Distrito Industrial. Na ocasião, foram feitos trabalhos de limpeza das ruas, tapa buracos e nivelamento de trechos em situação crítica.

A Patrulha da Chuva é uma ação que envolve as secretarias municipais de Obras e Urbanismo, Gestão Ambiental, Segurança Urbana e Trânsito, e Gestão Social. O objetivo é o de minimizar o impacto do inverno na cidade, evitando que a população passe por transtornos causados pela chuva. Os serviços envolvem obras de drenagem, pavimentação, limpeza de ruas, além de visitas domiciliares.
No Distrito Industrial, muitas ruas não recebiam reparos há algum tempo, o que tornava o tráfego mais difícil naquela região, cuja predominância é de veículos pesados. Nas ruas que ainda não são asfaltadas, as equipes fizeram nivelamento com uso de patrulha mecanizada, evitando assim que esses trechos fiquem alagados com as fortes chuvas.
As equipes também fizeram um trabalho intenso de limpeza, retirada de lixo, galhadas e entulhos nas avenidas Sol Nascente e Maria Martins (Cidade Satélite) e Cruzeiro do Sul (Cinturão Verde). “Este é um trabalho que ocorre em toda a capital semanalmente, onde o foco é evitar que o cidadão encontre dificuldades de tráfego por conta das chuvas”, disse Ubirajara Magalhães, secretário adjunto de Obras e Urbanismo.
As ações da Patrulha da Chuva tiveram início no ano passado e são contínuas. Além das obras para eliminar pontos de alagamento, as equipes da prefeitura estão atuando com serviços de limpeza, recolhimento de galhadas e entulhos, limpando bocas de lobo, bueiros e intensificando os serviços da Operação Tapa Buracos.
A operação Tapar Buracos utiliza cerca de 2.500 toneladas de asfalto por mês. Em trinta dias, as equipes de limpeza recolhem, em média, 15 mil toneladas de lixo, galhadas e entulhos. Entre o lixo já foram recolhidos, carcaça de geladeira, de computador, pneus, colchão, garrafas, entre outros.
Iluminação – A Secretaria de Obras e Urbanismo também iniciou um trabalho de iluminação no Distrito Industrial, com instalação de 110 luminárias de 100 watts de potência. Com maior durabilidade, elas vão garantir mais segurança e qualidade de vida à população. O término do trabalho está previsto para  o fim da próxima semana.
Outra área que começou a receber iluminação foi o Conjunto Ajuricaba, área residencial localizada próximo ao Conjunto Pérola, no bairro Dr. Airton Rocha. A área vai receber um total de 60 luminárias instaladas, também com potência de 100 watts. O trabalho iniciou na manhã desta quinta-feira, com previsão de encerramento já na manhã seguinte. Com a iluminação, serão beneficiadas 200 famílias, cujos apartamentos ainda serão entregues.
A Secretaria de Obras também vai fazer a instalação de 130 luminárias no residencial Vila Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite. Inserido no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, o conjunto habitacional vai beneficiar 2.992 famílias devidamente cadastradas pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria de Gestão Social.