Emprego e renda

Parque Germano Sampaio: Prefeitura autoriza uso de quiosques a empreendedores individuais

Por SEMUC

28/08/2015

Com o aumento cada vez maior do número de visitantes no Parque Augusto Germano Sampaio no bairro Pintolândia, a Prefeitura de Boa Vista tomou uma medida que vai fortalecer o comércio no local, reativando assim os quiosques existentes e repassando a empreendedores individuais. O termo de autorização de uso foi entregue pela prefeita Teresa Surita nesta quinta-feira, 27, no Palácio 9 de Julho.

Na reunião também participaram o senador Romero Jucá e o presidente da Fetec, Daniel Lima. Ao todo, dez pessoas foram beneficiadas com os quiosques. Elas foram selecionadas por meio de uma minuciosa análise socioeconômica feita por meio do programa Braços Abertos. Todos tiveram que passar por um processo de formalização, uma vez que eram, em grande parte, vendedores ambulantes.
É o caso do comerciante Josinei de Souza Costa, que há nove anos trabalhava como vendedor ambulante, passando por feiras, praças e outros lugares públicos. “Cheguei a ser expulso de alguns lugares, por não estar devidamente formalizado”, disse. Há um ano que ele se instalou no Germano Sampaio, porém, agora com um espaço fixo, as possibilidades de crescimento profissional são maiores.
“Fiquei muito feliz por ter sido selecionado no meio de tantas outras pessoas que também precisam. Ainda mais hoje em dia, que emprego é algo difícil e é preciso pagar para se capacitar. Esperamos agora aumentar nossa renda, melhorar a clientela e aprender mais com nossa profissão”, ressaltou.
Segundo a prefeita Teresa Surita, o Parque Germano Augusto Sampaio será totalmente revitalizado, de forma a se tornar um lugar mais aconchegante, recebendo um número maior de pessoas. Além disso, a segurança será reforçada, com uma presença maior da Guarda Municipal.
“A presença dos comerciantes lá vai inibir a presença das pessoas de má índole que antes predominavam na praça. Sem contar que com um número maior de visitantes, os empreendedores poderão aumentar sua renda e contribuir com a economia local”, disse a prefeita.
Capacitação – Todos os dez empreendedores beneficiados com os quiosques terão que passar por cursos de capacitação – promovidos em parceria com o Sebrae - como forma de melhorar as práticas comerciais e gerar maior lucro em seus estabelecimentos. Entre as oficinas que serão ministradas estão: padronização de produtos, atendimento ao cliente, qualidade nos processos de compra, responsabilidade social e ambiental e desenvolvimento de características empreendedoras.
“A Prefeitura de Boa Vista não somente autoriza o uso dos espaços comerciais, como também está investindo na capacitação dos empreendedores, dando o suporte necessário para que cresçam profissionalmente e financeiramente. É um trabalho que já foi feito com os vendedores da Praça Mané Garrincha e que, com certeza, também será uma medida empregada em outras praças públicas”, explicou Andreia Neres, assessora da coordenação do Programa Braços Abertos.
Reforma – A reforma e ampliação do Parque Germano Augusto Sampaio vai ocorrer em conjunto com as praças Caimbé, Mecejana, Bairro dos Estados, Conjunto Cidadão, Pricumã, Cambará e Monte Roraima.  Será utilizado um recurso de R$ 5 milhões, sendo que as obras estão previstas para entre o fim do mês de agosto e início de setembro.