Cidadania

Santa Luzia recebe reunião do programa Braços Abertos

28/08/2015

Música, apresentações de ginástica rítmica e espaço para criançada brincar. É assim que o programa Braços Abertos percorre os bairros da capital, ouvindo moradores, procurando solucionar problemas e promovendo reuniões descontraídas, para a população ficar à vontade. Nessa quinta-feira, 27, os moradores do bairro Santa Luzia receberam a prefeita Teresa Surita para discutir os principais problemas e soluções para o bairro.

Durante o encontro, a prefeita apresentou o mapa do local e destacou as principais reivindicações dos moradores. Sinalização de trânsito, violência, e alguns pontos de alagamento foram algumas delas.  Teresa também destacou os avanços feitos no local, como asfaltamento de ruas, construção de escola e a inserção de jovens, adultos e idosos nos programas sociais.
“Quando eu era prefeita em 2002, eu estive aqui e pude ouvir a população. De lá pra cá, conseguimos melhorar muita coisa, porém, com o crescimento do bairro, outros problemas foram surgindo. Sempre em minhas gestões eu busquei construir junto à população, porque acredito nessa parceria para transformar Boa Vista”, afirmou a prefeita Teresa Surita.
Em relação a educação, a prefeita destacou a qualidade do ensino nas escolas, entrega de tablets, merenda escolar e a aprovação de alguns alunos nos colégios de Aplicação e Polícia Militar. Na saúde, Teresa respondeu perguntas sobre concurso público. A chefe do executivo explicou que o último certame ainda está válido e os aprovados estão sendo chamado aos poucos. Falou ainda sobre a realização de concurso no próximo ano, para médicos e para área da educação.
Pedro Cardoso, 50 anos, aproveitou o espaço de sugestões e críticas montado no local para opinar. Em um papel em branco, ele discorreu uma das principais preocupações de todos os moradores: a violência. “Eu gostaria que o poder público olhasse para o Santa Luzia com mais carinho, já tivemos tempos piores, mas a violência ainda é grande por aqui”, contou.
Esse também foi um dos problemas apontados pela população. Segundo a prefeita, o Santa Luzia é o quarto bairro com mais habitantes e a maioria são jovens. “A prefeitura faz o possível para mudar essa realidade, por meio de programas sociais e investimento na segurança, mas a prefeitura sozinha não consegue. Eu me reuni com os órgãos de segurança para encontrarmos alternativas de melhorar isso”, disse ela.
No final da reunião, a prefeita mostrou vídeos com perguntas e agradecimentos de moradores do bairro. A comunidade em geral não perdeu a oportunidade e foi correndo para fazer fotos, abraçar, conversar e falar sobre a reunião. “O bom desses encontros é que sentimos de perto o calor humano e vemos nos olhos das pessoas a satisfação ou insatisfação com nossa gestão”, finalizou Teresa.