Esportes

Atletas da Escolinha de Esportes da Fetec participam de campeonato e conseguem boas classificações

A Escolinha de Esportes da Vila ficou em quinto lugar no ranking das escolas, com 14 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze

Por SEMUC

30/11/2015

Criado no Japão em 1882, o judô tem como objetivo desenvolver a defesa pessoal,  o físico, o espírito e a mente. Para difundir o esporte em Boa Vista, a Federação de Judô de Roraima realizou no último sábado, 28, o Campeonato Estadual de Judô, masculino e feminino. As lutas foram realizadas na Vila Olímpica.

Mais de 150 atletas participaram da competição, nas categorias pré-mirim, mirim, sub 11, 13, 15, 18, 21, 23 e sênior. Participaram ainda das lutas de sub, 15 atletas da Escolinha de Esportes da Vila, o que rendeu o quinto lugar no ranking das escolas e o total de 14 medalhas: cinco de ouro, cinco prata e quatro bronze.

O pequeno atleta Wendryel Phauler, 10, tem um futuro promissor no esporte. Para essas competições, ele se preparou durante duas semanas. "Na Escolinha eu tenho aula duas vezes por semana e pra esse campeonato eu treinei todos os dias, por duas semanas, para obter o melhor resultado. O legal de tudo é que o meu treino é de graça e consigo alcançar minhas metas", disse.

Para o professor da Vila, Daivson Félix, o atleta Phauler, já está preparado para encarar outros desafios. "A Escolinha tem esse objetivo, revelar talentos para o esporte. A gente já está saindo dessa fase de aulas para competições importantes. É o caso do Phauler, que ano que vem vai subir de categoria, de sub 11 para 12, e vamos colocar ele para disputar outros campeonatos maiores", explicou.

Para o presidente da Federação de Judô de Roraima, Paulo Ferreira, o projeto da Escolinha tem um papel fundamental da difusão do esporte na capital. "É fantástico o trabalho dessa equipe, primeiro que a escola é credenciada na Federação, ou seja, é o judô oficial. Acredito que existem vários atletas de peso que já estão no ponto de participar de competições fora do estado, representando o nosso estado", ressaltou.