Educação

The Voice Leitura: escola municipal promove concurso de leitura criativo e premia alunos mais fluentes

Em um palco montado na quadra de esportes, dos 80 alunos participantes, 40 tiveram a oportunidade de apresentar seus talentos e habilidades na leitura

30/11/2015

Qual criança nunca se imaginou  participando de um concurso de talento? Os alunos da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos tiveram essa oportunidade. Desde 2014 a unidade desenvolve o projeto The Voice Leitura, nome similar ao de um programa de televisão, em que a ideia foi trocar a música pela leitura e dessa forma vem incentivando os alunos, de maneira criativa, a aprimorarem suas habilidades no ato de ler.

A segunda edição 2015 do The Voice Leitura chegou na etapa final na sexta-feira, 27. Em um palco montado na quadra de esportes, dos 80 alunos participantes, 40  tiveram a oportunidade de apresentar seus talentos e habilidades na leitura. Na disputa final, os textos e os alunos foram escolhidos por meio de sorteio. Cerca de 60 textos diversos foram disponibilizados no telão. A dinâmica do concurso fez com que todos os alunos envolvidos treinassem todos os textos da disputa para que na hora estivessem preparados para o desafio.

A aluna Ana Beatriz conquistou o primeiro lugar e ganhou um tablet e a sua turma, 3º ano 32, ganhou uma festa de final de ano. Os alunos que se destacaram até o 5º lugar ganharam uma plaquinha de hora ao mérito e todos os 80 participantes ganharam certificados de participação. Os alunos Jeová Nascimento, do 5º ano, e André Andrade, do 4º, conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e ganharam kits de jogos educativos como premiação extra.

O projeto é inovador e segue basicamente as mesmas regras do programa de televisão “The Voice Brasil”. As 20 turmas do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental foram representadas por quatro alunos, dois destes participaram efetivamente da final. Os principais critérios de avaliação no concurso foram a leitura em voz alta com ritmo e fluência; pausas e entonação; postura; expressão e articulação das palavras e uma boa dicção.

Joércio de Lima, professor e idealizador do projeto, ressaltou que o The Voice surgiu de uma brincadeira em sua sala de aula. A partir de então, tomou tamanha proporção que hoje faz parte dos principais eventos promovidos pela escola.  “O projeto é um estímulo à leitura, podemos perceber que a partir do momento que começamos a fazer essa brincadeira, que se tornou uma coisa muito séria, as crianças passaram a ter um interesse maior pelos livros e pela leitura. A competição é uma consequência desse estimulo”, ressaltou o professor.

A Escola Municipal Rujane Severiano tem aplicado práticas inovadoras em seu ambiente. Uma delas é o aplicativo Conect Rujane lançado este ano para que a comunidade externa interaja com a escolar e assim possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos e o que acontece dentro da escola. Outro exemplo de prática inovadora é o gostosômetro que mede o grau de satisfação dos alunos com a merenda escolar.