Educação

Dia da Educação: Prefeitura de Boa Vista investe em educação, tecnologia e capacitação de professores

28/04/2016

A cidade de Boa Vista é uma das capitais do País que mais investe em educação. São mais de 35 mil alunos matriculados em 59 escolas da rede municipal de ensino e em cinco escolas rurais e 12 Indígenas. Em três anos foram criadas 2.676 novas vagas na educação infantil, enquanto no resto do país 50 mil crianças ficaram fora das salas de aula, segundo o Censo escolar 2015 do Ministério da Educação (MEC).

Para atender a essa nova demanda de crianças, a Prefeitura de Boa Vista reformou 17 escolas municipais no período entre 2014 e 2015 e ampliou o número de casas mãe, construiu 4 novas unidades e reformou outras 14, um total de 26 creches diferenciadas. A rede municipal também já pode contar com cinco novas Creches Proinfância.
Todo esse investimento só alcançou o nível que está hoje devido às ações integradas, com professores especializados e mais capacitados. A merenda escolar ficou melhor, com mais qualidade, balanceada e elaborada. O cardápio atende recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também chega às escolas da área rural e indígena.
A Prefeitura de Boa Vista sabe que a educação transforma e gera excelentes resultados. Mais do que recursos aplicados em infraestrutura, para aumentar vagas, melhorou a qualidade da educação municipal, desde a primeira infância. “Nós investimos pesado na formação de nossos educadores e em tecnologia com a entrega de 2,8 mil tablets para 47 escolas do 1º ano do Ensino Fundamental. Outra conquista foi a implantação da gratificação de incentivo a docência (GID), que beneficia mais de 1,5 mil professores da rede municipal, todos com nível superior”, disse a prefeita Teresa Surita.
As ações de valorização profissional mudaram os rumos da educação do município de Boa Vista. O Prêmio Nacional de ”Gestão Escolar” e o prêmio “Professores do Brasil” conquistados pela Escola Municipal Aquilino Mota Duarte colocaram a Prefeitura de Boa Vista mais uma vez em posição de destaque no cenário nacional.
O incentivo ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas unidades educacionais ganhou versão regional e o número maior de escolas puderam ter o reconhecimento de suas ações e das boas ideias. Com o Prêmio Municipal Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima, nove escolas municipais foram premiadas. Os professores também tiveram suas boas ideias reconhecidas com o Prêmio “Meritocracia”.
A estudante Jamily Ferreira Assunção, 11, da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, é um exemplo do que a melhoria da educação no município de Boa Vista pode proporcionar. A estudante ficou entre as finalistas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, com o poema “Um fim de mundo que encanta”. “Na escola a gente aprende que estudar vale a pena e que só com muito esforço conseguimos alcançar nossos objetivos”, disse.
Os investimentos em tecnologia e na qualificação do professor municipal fazem toda a diferença quando se pensa em educação infantil, diz a prefeita. “Se considerarmos que o desenvolvimento de uma cidade passa pela educação, entendemos que essa é uma forma de garantir o futuro de Boa Vista. Os prêmios nacionais em Gestão Escolar conquistados pela Prefeitura de Boa Vista mostram que estamos no caminho certo”, destacou Teresa.
Os resultados surpreendentes de alunos e professores em concursos nacionais refletem diretamente no dia a dia das unidades educacionais. Por meio do programa “Caminho da Escola”, do governo Federal, a frota de veículos escolares foi renovada. O município adquiriu oito ônibus com capacidade para o transporte de 29 alunos sentados, sendo três deles com capacidade para 42 estudantes. A Secretaria Municipal de Educação recebeu cinco novos veículos de passeio, um deles para atender, exclusivamente, os serviços de monitoramento da merenda escolar.
A valorização da primeira infância também recebe cuidados especiais. Com o programa Família que Acolhe (FQA), dezenas de mães aprendem a estabelecer o vínculo com o bebê nos primeiros meses de gestação até os seis anos de idade. O programa atende, atualmente, mais de cinco mil mulheres em Boa Vista, na zona oeste de Boa Vista, com apoio de cerca de dois mil profissionais da área social, da educação e da saúde.
Por meio do FQA, mais de três mil crianças de famílias carentes de Boa Vista, entre 2 e 3 anos e 11 meses de idade - devidamente cadastradas no FQA e matriculadas nas casas mãe e creches Proinfância, participam do Programa “Leite da Família”. Cada família recebe um kit com latas de leite como complemento alimentar.
“A gente cuida do presente para garantir o futuro, incentiva o vínculo entre filhos e pais, aproxima famílias. É um programa inovador que busca ser referência nacional como Marco Legal da Primeira Infância. Estamos formando uma geração que vai crescer sem medo de enfrentar a vida, com valores definidos, uma geração de paz. O FQA é mais uma política pública de atendimento duradoura e eficiente, implementada desde o primeiro dia do meu mandato por entendermos que a proteção da criança e do adolescente é  sempre prioridade”, enfatizou a prefeita Teresa Surita.