Cidadania

Conferência Municipal da Cidade: Encontro se encerra com 42 propostas aprovadas para etapa estadual

09/05/2016

A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Boa Vista encerrou nesta sexta-feira, 6. Com a finalidade de favorecer a implementação e a efetividade das políticas de desenvolvimento urbano, alinhando às necessidades da população, o encontro contou com a aprovação de 42 propostas de âmbito municipal, estadual e federal.

As propostas foram elaboradas por estudantes, acadêmicos, professores, representantes da sociedade civil, ONGs, sindicatos, trabalhadores, movimentos populares, academia, conselhos profissionais, representantes do poder público executivo, legislativo, empresários e lideranças do município, discutindo que tipo cidade querem para os próximos 10 anos.
“Poder contribuir para a elaboração das políticas públicas de uma cidade é muito importante e gratificante. Durante a conferência foi pensado e construído propostas que visam o coletivo, para melhor construção de uma cidade, para que ela seja mais justa e democrática”, destacou o servidor público André Augusto, participante da palestra como representante do poder público.
O evento contou com palestras e debates sobre quatro eixos temáticos: “A cidade que temos”, “Função social da cidade”, “O plano diretor” e “A cidade que queremos”. Na ocasião, foram eleitos 252 delegados que representarão o município na Conferência Estadual, prevista para ocorrer em março de 2017. E ainda 27 conselheiros municipais que vão atuar nos próximos três anos. Também foi feita a entrega do certificado para todos os participantes da conferência.
No âmbito municipal, uma das propostas aprovadas foi: Elaborar Plano diretor de mobilidade urbana, trânsito, transporte e acessibilidade. No âmbito estadual: Fazer o inventário florestal, e no federal: Que nos programas habitacionais do governo Federal haja maior rigor nos critérios de seleção de beneficiados pelo programa.
O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista, Sérgio Pillon, destacou que pela primeira vez Boa Vista teve uma conferência de alto nível e consensual. Todas as propostas levadas as câmaras temáticas foram para a plenária com mais de 70% de aprovação.
As propostas já vieram automaticamente aprovadas e a temática desse ano foi muito interessante. Na maioria das cidades brasileiras, a distância entre a cidade que as pessoas têm e a cidade que elas querem é muito grande, mas aqui em Boa Vista essa distância é bem pequena pela gestão da prefeita Teresa, pelo compromisso que ela tem, pela responsabilidade, pelos investimentos certos que estão fazendo”, disse o presidente.
De acordo com ele, a comprovação dos indicadores mostra uma aprovação popular de mais de 80%, o que quer dizer que a gestão municipal está no caminho certo. “Tivemos uma conferência praticamente sem conflitos, porque há uma aprovação na gestão da prefeita, há uma democracia na discussão das propostas. A conferência foi um momento que contou com a participação de todos. Só temos a agradecer todo apoio recebido da prefeitura, para a realização desse encontro”, destacou.
A Conferência das Cidades foi idealizada pelo Ministério das Cidades e ocorre a cada dois anos. Ela foi criada para que se possa construir um modelo de política urbana com a participação efetiva da sociedade.