Agricultura e Pecuária

AgrofestBV - Mais de 1.200 pessoas participaram da festa do agricultor no PA Nova Amazônia

Evento demonstrou a força da parceria entre a prefeitura e os agricultores do PA Nova Amazônia

Por Emanuele Pasqualotto

22/07/2018

Jornalista : Emanuele Pasqualotto
Cerca de 1.200 pessoas visitaram a Associação Elifas Levi Veloso Filho, neste sábado, 21, onde acorreu a primeira Festa da Agricultura Familiar de Boa Vista (AgrofestBV). O objetivo do evento foi de mostrar aos empresários do agronegócio, agricultores, famílias e público em geral, a força da parceria firmada pela Prefeitura de Boa Vista e os agricultores familiares do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, com o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).
Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas. A prefeita Teresa Surita esteve presente, visitou as estações técnicas e participou da solenidade alusiva ao dia do agricultor familiar, comemorado em 25 de julho. Para ela, é motivo de muito orgulho ver todo esse trabalho e, que os agricultores estão motivados e felizes com os resultados.
“Quando estruturei novamente a Secretaria Municipal de Agricultura, foi pensando em transformar o agronegócio de Boa Vista e mudar a vida desses agricultores. 70% da alimentação do brasileiro provêm da agricultura familiar e com o apoio da secretaria, com insumos e procedimentos corretos no campo, podemos fazer a diferença. Hoje com os investimentos feitos, podemos atingir uma receita de até 12 milhões de reais. Reafirmo meu compromisso com os agricultores nas novas etapas do projeto para que a agricultura se desenvolva cada vez mais”, destacou a prefeita.
A programação contou com dia de campo, visita as estações técnicas de milho e soja, estruturadas especialmente para o evento, entrega de 43 títulos definitivos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para os agricultores, serviços de saúde e ainda, orientações e informações sobre o Programa Bolsa Família.
Um espaço lúdico foi montado pela Secretaria Municipal de Gestão Social para as crianças se divertirem com brincadeiras e pintura facial. O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no evento.
“Nós realmente comemoramos os bons resultados, fruto do trabalho em conjunto feito pela prefeitura e os agricultores familiares. Essa conquista é motivo de muita alegria para todos e não vamos parar por aí, pois já temos estruturada a segunda fase do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio e o PMDA empresarial, que vai muito além do que estamos celebrando hoje”, frisou.
Ele acrescentou ainda que em pouco tempo terão efetivamente os resultados desse trabalho em números. “Com certeza será muito satisfatório e é um grande passo para o desenvolvimento do setor agrícola no município de Boa Vista”, completou.
Para o agricultor e presidente da comissão da AgrofestBV Rene Paludo, o evento superou as expectativas. “Estamos muito contentes com o sentimento dos agricultores em relação ao trabalho realizado. O apoio da prefeitura foi fundamental neste processo. Estamos muito confiantes nos resultados das lavouras. Foi um trabalho feito em conjunto e que nos renderá excelentes frutos”, concluiu.
O produtor Juscelino José de Melo contou que neste ano nem tinha perspectiva de plantar, mas que foi possível por meio do PMDA. “Com o plano consegui plantar cinco hectares, com as melhores técnicas, lavoura de qualidade e acompanhamento da equipe da secretaria de agricultura. Tudo isso faz a diferença e estou muito feliz,” enfatizou.
Jefferson Kunzler veio da região sul do Brasil para investir no agronegócio. Ele conta que foi atraído pelas condições climáticas que se utilizadas da forma correta permite que obtenha bons resultados mesmo em áreas novas. “Estou muito surpreso com o trabalho feito pela Prefeitura de Boa Vista, pude conhecer o PMDA e seus resultados e me sinto mais motivado para investir e produzir aqui”, finalizou.
PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio veio para mudar definitivamente o cenário agro do município de Boa Vista. O projeto consiste em criar condições seguras aos produtores com a aplicação de tecnologia moderna afim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras.
Em contrapartida, as cooperativas e associações se fortalecem com o aumento do número de associados, além do reinvestimento na ampliação, melhoria e na abertura de áreas para outros produtores, tornando assim, a entidade autossustentável e os agricultores mais fortes e independentes.