CCTI - Meninas conquistam espaço no curso de Robótica Educacional

Por Naira Sousa

18/07/2018

Transformar lego em robô pode parecer uma tarefa só para meninos, mas a realidade é outra na turma de Robótica Educacional do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista. Em um ambiente composto por 25 estudantes que formam a “Equipe de Elite”, duas meninas se destacam com suas habilidades.
Sofia Nascimento, 11 anos, destaque na área de programação dos robôs.
Uma das pioneiras do curso, que iniciou em 2016, é Sofia Nascimento, 11 anos, destaque na área de programação dos robôs. Segundo ela, desde que teve contato com os bloquinhos, as bonecas ficaram de lado. “Adoro programar os robôs, é uma habilidade que desenvolvi com o tempo. Sempre tive o apoio da minha família e dos colegas de sala, que nunca me trataram diferente por ser menina”, comentou Sofia.
Já a estudante Karinny Feijo, 12 anos, é uma ótima pesquisadora. A aluna é quem elabora os projetos que serão colocados em prática pela Equipe de Elite. “Antes de tudo eu faço um estudo sobre o robô que vai ser montado, sempre busco exemplos de outros pesquisadores, e no final a coisa dá certo”, disse.
Karinny Feijo, 12 anos, é uma ótima pesquisadora.
A instrutora Keila Costa destacou que o trabalho em equipe é essencial para os bons resultados e o fato da Elite ser composta por duas meninas, em meio a 23 meninos, não muda o desenvolvimento da turma.
“O interesse delas pela robótica é encantador e o toque feminino faz a diferença nos robôs. Em nenhum momento as meninas se sentiram intimidadas em uma sala com a maioria homem, pelo contrário, são todos amigos e parceiros”, ressaltou Keila.
Robótica Educacional: Na sede do CCTI, são ofertados vários cursos de tecnologia e um deles é Robótica Educacional. É uma atividade extracurricular que pretende ensinar a tecnologia e outros conhecimentos por meio do lúdico, ou seja, consiste basicamente em elaborar e interpretar programações para os robôs da Lego, para que assim possam executar tarefas e os desafios do torneio de forma autônoma.