Home|Notícias|Apoio da prefeitura faz produção de citricultura crescer em Boa Vista
Agricultura e Pecuária
09/08/2018 09h51
Apoio da prefeitura faz produção de citricultura crescer em Boa Vista

Seu Ariel mostra sua produção: "Estou podendo aumentar a área plantada em minha propriedade com todo o auxílio de insumos, além da assistência técnica da equipe da Secretaria de Agricultura" (foto: Claudia Ferreira)

A Prefeitura de Boa Vista investe em projetos para fomentar a produção do agronegócio no município, buscando transformar a capital numa fronteira agrícola aumentando a produção e o potencial genético dos produtos, tudo com tecnologia avançada. A cada dia, o produtor de citricultura, Nestor Ariel Perez, da região do Bom Intento, busca superar as dificuldades e melhorar as lavouras de laranja, tangerina e limão.

Seu Ariel, como é conhecido, é o único produtor de citros no município, abastecendo o mercado local e o estado do Amazonas com uma média de produção de aproximadamente 650 toneladas. Ele começou no ano de 2005 com muitas dificuldades com os insumos, a logística, poucas variedades, dentre outros fatores.

Hoje, Ariel já aderiu ao Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) e está ampliando a sua área de produção com o auxílio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai). “O projeto tem uma excelente proposta e com isso estou podendo aumentar a área plantada em minha propriedade com todo o auxílio de insumos, além da assistência técnica da equipe da secretaria. Estou muito confiante e satisfeito”, concluiu.

A meta é aumentar a produção que hoje gira em torno de 650 toneladas e abastece o mercado local e do Amazonas

A Secretaria de Agricultura atua estabelecendo polos de produção, de forma que os agricultores possam trabalhar organizados e criar uma identidade geográfica e de produção, facilitando as negociações e o escoamento da produção. É o caso do polo de citricultura de Ariel. Outros polos nos quais os agricultores também são atendidos pelo PMDA já estão em andamento: polo de grãos, de batata doce, feijão e melancia.

Para a prefeita Teresa Surita, as expectativas para o trabalho em parceria com os agricultores são as melhores. “Nós temos excelentes terras e todas as ferramentas necessárias para que os produtores possam crescer, se desenvolver, criando uma referência da cultura em produção e a necessária regularidade de oferta dos produtos para que atendam a demanda de todo o Estado. O PMDA vem para mudar o cenário do agronegócio no município e nós vemos essa mudança de forma muito positiva”, frisou.

Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio auxilia produtores

O apoio da Secretaria de Agricultura é com o preparo e com a análise de solo, identificando a exigência de nutrientes a serem incorporados para deixar o solo em condições ideais de plantio.

Os agricultores recebem insumos necessários para a preparação ou recuperação do solo e orientação técnica para trabalhar nas lavouras. Esse investimento retorna 100% para as cooperativas ou associações, que em contrapartida se fortalecem aumentando o número de associados e reinvestindo esses valores na ampliação e melhoria ou até na abertura de área para outros produtores.