Agricultura e Pecuária

Agricultores do P.A Nova Amazônia começam a ampliar áreas de plantio com apoio da prefeitura

A Perspectiva é ampliar as áreas de produção em até 1.000 hectares em 2019.

Por Emanuele Pasqualotto

13/09/2018

Desenvolver projetos que transformam a vida das pessoas é o objetivo da Prefeitura de Boa Vista. Na agricultura familiar não é diferente. Com a criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI), agricultores do Projeto de Assentamento Nova Amazônia vêm sendo beneficiados com a oferta de vários serviços de produção, com a promessa de ter uma safra ainda maior em 2019.

É o caso do agricultor familiar Juscelino José de Melo, estabelecido no P.A Nova Amazônia há 15 anos. Ele participa do PMDA desde o início e já obteve bons resultados com o plantio de milho na safra deste ano. Juscelino conta que diante dos resultados positivos decidiu ampliar a área de plantio em 30 ha para a próxima safra.

“Nós temos a certeza de que com a ampliação de áreas novas e utilizando as técnicas corretas teremos um aproveitamento em 100%, pois com o apoio da prefeitura e assistência técnica da equipe da Smai já entendemos como o processo funciona e estamos seguros para trabalhar, as expectativas são as melhores possíveis”, frisou Juscelino.

Atualmente só no Polo de Grãos, do qual o agricultor Juscelino faz parte, são 414 hectares plantados variando entre as culturas de soja, milho e feijão. Só nesta segunda fase do pacote de preparo e solo, previsto no PMDA, serão ampliados mais de 100 hectares de novas áreas para plantio. A perspectiva é que esse número chegue a mais 1.000 hectares em 2019.

Um dos programas da prefeitura mais abrangente é o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, (PMDA), idealizado para oferecer condições seguras aos produtores com a aplicação de tecnologia moderna, de forma a garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras.

Desde 2017 quando o plano foi criado, 100 produtores já foram habilitados e já estão produzindo ou preparando a terra para a próxima safra. Polos de diversas culturas como batata doce, melancia, melão, grãos como soja, milho e feijão e tomate e macaxeira já existem ou estão em fase de organização.

Na fase do pacote de preparo de solo, os agricultores recebem os insumos e toda a assistência técnica necessária para a correção do solo, sendo que esse investimento retorna 100% para as cooperativas ou associações, parceiras do PMDA que em contrapartida se fortalecem aumentando número de associados e reinvestindo esses valores na ampliação e melhoria ou na abertura de área para outros produtores.