Home|Notícias|História de Boa Vista será tema de game virtual desenvolvido no CCTI
12/09/2018 17h36
História de Boa Vista será tema de game virtual desenvolvido no CCTI

Jornalista: Naira Sousa

Já imaginou voltar no tempo e conhecer a história de Boa Vista de perto? Isso pode parecer impossível, mas não para os estudantes do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista. Integrantes do Programa de Talentos, eles estão desenvolvendo o jogo virtual “BV 128 VR”, no qual o jogador poderá fazer uma viagem no tempo em um passeio pela história da cidade.

O público alvo do projeto são os alunos da rede municipal de ensino, que estão tendo cada vez mais contato com as novas tecnologias em sala de aula. Com a ajuda do jogo virtual, eles vão aprender de uma forma mais dinâmica e real a história de Boa Vista, até então contada apenas em livros. A previsão é que o jogo seja concluído até dezembro deste ano, sendo disponibilizado nas unidades de ensino do município.

Para essa ideia chegar até os alunos, o instrutor Fabrício Silva e sua equipe, formada pelos estudantes Michel Neves, Lúcia Dias, Andressa Level, William Sousa, Kalebe Bruno, Django Chaves, Silvano Santos e José de Souza, estão focados em cada detalhe do jogo.

De acordo com Michel, o projeto vai proporcionar conhecimento, e poderá ser referência para pesquisa e ensino, trazendo diversão para as pessoas de maneira interativa.

“As crianças vão ter a oportunidade de visualizar prédios históricos que não existem mais, o antigo centro da cidade e acompanhar a evolução até os dias atuais, além de permitir ao jogador sentir como se estivesse fazendo parte da fundação da cidade”, explicou.

Conheça todas as etapas do jogo:

Fase 1 - Forte São Joaquim e Fazendas Reais (1820 – 1830)

Forte São Joaquim, totalmente reconstruído via computação gráfica

O jogo se inicia em 1820 quando o Forte já está pronto. O personagem principal nessa fase é um soldado que terá como missão ajudar na guarda deste ponto tático-defensivo. Missões: Buscar pólvora para os canhões no barracão de pólvora; hastear a bandeira; fazer a ronda no Forte; explorar o “arraial” ao redor do forte para confirmar que está tudo certo; visitar a Fazenda Real São Marcos.

Vista interna do Forte

Fase 2 – Fazenda Boa Vista (1830 – 1889)

A segunda fase começa com a criação da fazenda Boa vista, passando pelo período em que foi elevada à Freguesia do Carmo, até a sua elevação à categoria de município.  Além da história principal, o jogo irá conter mini-jogos para que o jogador possa ter uma maior interação com o universo do jogo.

Fase 3 – Boa Vista do Rio Branco (1890 – 1930)

O jogador terá que entregar a carta assinada pelo governador Augusto Ximeno Villeroy, elevando a Freguesia do Carmo à categoria de Vila, sede do novo município. Com a notícia de que um explorador chegou à cidade com o seu hidroavião, o jogador terá que ajudá-lo a conhecer a cidade e mostrar as principais construções, como por exemplo a Igreja matriz, a Intendência, o armazém de J.G. Araújo e algumas casas da região. E como recompensa, será possível um sobrevoo pela Vila de Boa Vista.

Fase 4 - Capital Território Federal do Rio Branco (1930 – 1960)

Nesta fase, o jogador é direcionado ao novo personagem, uma criança. As missões serão exploratórias pelas ruas de Boa Vista, permitindo conhecer as principais avenidas da cidade

Fase 5 - Capital do Estado de Roraima, Eldorado (1960 – 1989)

Somos movidos a um novo personagem, enquanto o narrador conta que nas décadas de 1960 a 1980, migrantes e imigrantes de muitos cantos do país foram atraídos pela promessa do Eldorado, com a exploração fácil de ouro e diamantes, também com incentivo à atividade agrícola e povoamento. Uma das missões dessa fase é então trabalhar nos garimpos.

Fase 6 - Expansão Urbanística, Fluxo migratório (1990 – 2000)

O narrador diz que as notícias sobre o ouro e diamantes aqui encontrados foram divulgadas nos anos 30, os fazendo acreditar que era possível ficar rico em Roraima apenas garimpando. Então essa "corrida" ao ouro se reduziu na década de 1990. Em 1980, Boa Vista já possuía aproximadamente 44 mil habitantes. No final de 1991, como capital agora, o número de habitantes era de mais ou menos 123 mil, mas Boa Vista não estava preparada pra tanta gente assim.

Mini jogos

O game também vai apresentar pequenas missões como trabalhar na fazenda Boa Vista, interagindo com o fundador Inácio Lopes de Magalhães, cuidando do gado e pasto, além de trabalhar no Porto de cimento, ajudar no que se tornará a Igreja Matriz Nossa senhora do Carmo.