Emprego e renda

Prefeita Teresa Surita entrega novo Mercado Municipal São Francisco

Por Fábio Cavalcante

28/09/2018

Boa Vista recebeu nesta sexta-feira, 28, uma das obras mais esperadas pela população, o novo Mercado Municipal São Francisco. Totalmente reconstruído, o amplo espaço vai contribuir com geração de emprego e renda, além de se consolidar como o mais novo ponto turístico da capital.
A nova estrutura do mercado conta com sete frutarias, 11 boxes destinados a serviços como artesanato, artigos em armarinhos e bijuterias, chaveiro, comércio, conserto de eletroeletrônicos, agência de viagens, entre outros. Um box será destinado para açougue, outro para venda de peixes e frutos do mar e de polpa de frutas.
Duas praças de alimentação compõem o ambiente, sendo uma interna para 10 restaurantes e outra externa, para 5 cafés. O espaço dispõe também de quatro armazéns para a venda de grãos e outros produtos. Todos os permissionários passaram por capacitação envolvendo boas práticas comerciais.
Prefeita Teresa Surita: "O mercado vai contribuir com o turismo local, sendo referência a quem vir conhecer Boa Vista" (foto: Eduardo Andrade)
Toda a estrutura do telhado, piso e instalações elétricas foi substituída. Com o espaço totalmente revitalizado, a prefeitura contribui com mais conforto e acessibilidade aos comerciantes e clientes, além de fomentar a economia e geração de renda no município. A obra orçada em R$ 4 milhões, é fruto de um convênio com o Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, do Governo Federal.
Para a prefeita Teresa Surita, investimentos como esse potencializam não só o turismo, mas aquecem a economia e movimentam o mercado produtor local. Pois o mercado é um espaço que tem múltiplas importâncias – no lazer, no turismo, na economia, na agricultura e na cultura da nossa cidade.
“Boa Vista recebe hoje um mercado onde podemos ter uma referência daquilo que é a nossa identidade, como já acontece com as grandes capitais mundo afora. Além de promover a geração de emprego e renda, o mercado vai contribuir com o turismo local, sendo referência a quem vir conhecer Boa Vista. Tudo isso representa um sonho realizado, uma grande contribuição para a nossa cidade e a todos que vivem nela e que virão a conhecê-la”, disse a prefeita.
Músicos prestigiaram a reinauguração do mercado: "Parte da história de Boa Vista" (foto: Naira Sousa)
Os músicos Neuber Uchoa e Zeca Preto prestigiaram a solenidade de entrega do Mercado e ficaram admirados com a nova estrutura. Neuber relatou que sempre teve o costume de ir ao local para comprar produtos e experimentar a culinária local. Agora, segundo ele, o espaço está bem mais atrativo.
“Esse prédio faz parte de toda a minha história nesta terra. Cresci aqui, vindo comprar as coisas, como frutas, verduras, desde criança. E esse novo tratamento que o mercado recebeu, com esse carinho que a prefeita tem pela nossa terra, é muito especial”. Zeca também não poupou elogios. “Está tudo muito lindo. Nós, artistas e filhos dessa terra, estamos muito gratos por um espaço como este”.
O músico e produtor cultural Manoel Rolla relatou que tinha o costume de frequentar o mercado, o que foi diminuindo com o passar do tempo. Mas agora a situação é diferente, pois o espaço está mais aconchegante para levar a família e os amigos, principalmente quem visita a cidade.
“Antes convidava pessoas de fora para vir aqui e o retorno não era tão bom. Hoje o mercado está completamente modificado, mantendo o padrão das obras que a Prefeitura de Boa Vista faz. A cidade merecia um mercado tão bonito e tão moderno. Só tenho a agradecer em poder voltar a consumir aqui no mercado”.

Uma nova cidade – A prefeita Teresa Surita enfatizou as mudanças por quais Boa Vista tem passado desde 2013. E isso fica claro diante de todo trabalho de revitalização dos espaços públicos, melhorias no trânsito e na infraestrutura, além dos investimentos em educação, saúde, cultura e lazer.
“Em cinco anos, fizemos muito pelo nosso povo, graças às parcerias que firmamos. Hoje a população conta com uma cidade melhor, mais bonita e mais aconchegante. Temos um novo complexo Ayrton Senna, uma nova Praça das Águas, além de outras praças pela cidade que foram totalmente modernizadas. Recentemente, a cidade recebeu seu primeiro Teatro Municipal e tudo isso representa uma gama de ações que são feitos visando uma qualidade de vida melhor aos nossos cidadãos”, disse a prefeita.