Boa Vista atinge meta nacional de vacinação contra Pólio e Sarampo

Por Jéssica Ferri

01/10/2018

Após meses de trabalhos intensos na capital pela Prefeitura de Boa Vista, o município se destacou ao atingir a meta de vacinação nacional contra Poliomielite e Sarampo, com mais de 95% das crianças vacinadas. A campanha aconteceu no período de 6 de agosto e encerrou no último dia 28 de setembro, com duas prorrogações.

Ao todo, foram aplicadas 22.458 doses contra a poliomielite (95,94%) e 22.395 contra o sarampo (95,67%). Frente à baixa adesão da população, a prefeitura desenvolveu diversas estratégias para alcançar as crianças da faixa etária da campanha. Além de disponibilizar as doses nas unidades básicas de saúde, nas salas do Cernutri, programa Família que acolhe e na vacinação casa a casa no bairro Cruviana, as equipes de imunização estiveram em todas as creches municipais e em todas as escolas particulares que aceitaram receber a ação de vacinação.

Para a prefeita Teresa Surita, a vontade e o compromisso de fazer o melhor para a saúde da população é o lema de todos na Prefeitura de Boa Vista. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado, que só foi possível porque profissionais comprometidos com a saúde das nossas crianças se dedicaram dia a dia para alcançar essa meta. Queremos agradecer também a todos os pais que não mediram esforços para garantir a imunização dos filhos e lembrar a população que o compromisso de proteger as crianças através da vacina é de todos nós”, destacou a prefeita.

Foram vacinadas mais de 17 mil crianças e cerca de 5 mil crianças nas salas de vacina das unidades básicas, por meio de atividades itinerantes. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Roberta Calandrini, alcançar a meta foi um desafio superado graças ao comprometimento dos profissionais da rede municipal de saúde.

“Todas as equipes de vacinação da Prefeitura participaram ativamente das ações para o alcance da meta, tanto da Atenção Básica quanto da Vigilância em Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio e com o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação para mobilizar os pais das crianças nas creches e vacinar quem não estava vacinado. Além da parceria com as escolas de enfermagem para realização de vacinação casa a casa em bairros sem equipamento de saúde”, destacou.

As vacinas contra a poliomielite e sarampo continuam disponíveis nas salas de vacina do município. De acordo com Marcia Figueiredo, coordenadora do Centro Municipal de Imunização – CMI, a atualização do cartão de vacina é essencial para manter a erradicação de doenças como a poliomielite.

“A Prefeitura oferece todas as vacinas essenciais do calendário gratuitamente e é importante que os pais e responsáveis se comprometam em acompanhar o esquema vacinal dos filhos e garantir que eles estejam protegidos”, completa.