Saúde

Cernutri comemora 28 anos com grande programação na capital

Centro foi criado para atuar no combate e prevenção à desnutrição e obesidade infantil.

Por SEMUC

19/10/2018

Profissionais de saúde e crianças atendidas pelo Centro de Recuperação Infantil (Cernutri) estão comemorando 28 anos de implantação da unidade em Boa Vista. A programação de aniversário este ano conta com a parceria do programa Família que Acolhe (FQA) e terá inicio na próxima segunda-feira, 22, às 8h, na sede do FQA, com uma palestra sobre o desenvolvimento infantil.

Na terça-feira, 23, às 8h, a programação acontece na unidade básica de saúde Raiar do Sol, com a palestra Alimentação para Gestantes. Já na quarta-feira, 24, a partir das 8h, na sede do FQA acontece a palestra sobre Alimentação Infantil e ainda atividade de Shantala.

Para finalizar a programação de aniversário, no dia 8 de novembro, a partir das 8h30, no Cernutri haverá um coquetel de encerramento das atividades, além de palestra e uma apresentação do resultado de um trabalho científico feito na unidade pelos acadêmicos de medicina da UFRR.

O Cernutri - Inaugurado em 1990, o objetivo do centro sempre foi a promoção da saúde integral da criança através de ações interdisciplinares e intersetoriais de combate e prevenção à desnutrição e obesidade infantil. Em quase três décadas de existência, o centro já fez mais de 400 mil atendimentos em suas áreas de atuação.

A equipe do Cernutri é multiprofissional composta por pediatras, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêuticos e fonoaudiólogos.

Desde 2015 a unidade atende crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância a lactose (IL). O leque de serviços foi ampliado e hoje conta com novos ambulatórios de aleitamento materno e nutrologia pediátrica.