Prefeita Teresa Surita inaugura novo bloco no Hospital da Criança

O Hospital da Criança Santo Antônio é a única unidade hospitalar de média e alta complexidade que atende, além das crianças da capital, também pacientes da Guiana, Venezuela e das comunidades indígenas.

Por Fábio Cavalcante

04/10/2018

Em mais um trabalho de reforma e ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), a prefeita Teresa Surita entregou na manhã desta quinta-feira, 4, o bloco B da unidade, onde funcionará o setor de exames, imagens e o laboratório de análises clínicas. Mesmo diante da crise financeira do país, a Prefeitura de Boa Vista toma a dianteira sendo a única no Brasil a aumentar o número de leitos na saúde e por ter o melhor hospital infantil da região norte.

O novo bloco ganhou mais uma sala de Raio-X, totalizando agora três salas; uma sala de tomografia e uma agência transfusional, que armazena e transporta os produtos sanguíneos para transfusões de sangue nos setores do complexo hospitalar. O bloco também recebeu novo mobiliário e iluminação.

Em sua apresentação, a prefeita Teresa Surita enumerou os principais problemas encontrados no hospital quando iniciou sua gestão em 2013. “Caos” resume bem a situação, em meio a equipamentos velhos e danificados, documentos importantes amontoados em total desorganização e salas e laboratórios tomados por sujeira, mofo e formigas por toda a parte.

“Na hora, eu me desesperei, por não saber nem por onde começar. Mas com trabalho, determinação e firmando as parcerias necessárias, conseguimos tirar o hospital daquele caos. Hoje, a situação é completamente diferente. Podemos oferecer qualidade para as nossas crianças, com a dignidade que elas merecem”, disse a prefeita, emocionada.

O Hospital Santo Antônio é a única unidade hospitalar de média e alta complexidade que atende além das crianças da capital, a população infantil de todo o estado de Roraima, além da Guiana e da Venezuela e das comunidades indígenas da tríplice fronteira. A diretora geral do hospital e médica pediatra, Mareny Damasceno, destacou que mesmo com 60% do prédio em obras, o hospital não deixou de atender a população.

“Nós atendemos toda a nossa demanda normalmente, mesmo com o prédio em obras. Hoje temos 163 leitos em funcionamento, um aumento de 40%. E nunca falta leito ou medicamentos para os nossos pacientes. A cada dia, a saúde do município está evoluindo e não regredindo, como ocorre em outras cidades”.

Atendimentos – Mesmo com os altos números de atendimentos, o Hospital é referência em Roraima. De janeiro a setembro deste já ano foram realizados 94.980 atendimentos, sendo  86.114 para brasileiros, 8.583 para crianças venezuelanas, 130 para Guiana inglesa e 59 para alemães. O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão, ressaltou que todas as conquistas foram possíveis graças à gestão da prefeita Teresa.

“A saúde é um desafio para qualquer gestor. Mas hoje nós podemos atender a população da melhor forma. Diante da crise e das adversidades por qual passa o nosso país, a prefeita Teresa mostra eficiência na gestão dos recursos e, a cada dia, torna Boa Vista na melhor cidade do país para se viver”, disse o secretário.

Além de projeto de reforma e revitalização, o hospital tem investido na busca da excelência pela qualidade. No início do ano a unidade recebeu a certificação ouro do Hospital Samaritano por alcançar um período de nove meses sem infecção primária de corrente sanguínea na UTI neonatal.

O serviço ambulatorial atende hoje, em média, 300 crianças por dia em diversas especialidades. Outro avanço da gestão foi a realização da primeira captação de órgãos infantil, que inseriu a capital no sistema nacional de captação de órgãos e credenciou os profissionais do HCSA para este procedimento.