Home|Notícias|Semana da Criança - Brincadeiras em sala de aula estimulam a aprendizagem das crianças
10/10/2018 09h33

Muitas escolas municipais, hoje, buscam inserir as brincadeiras nas práticas pedagógicas em sala de aula (Foto Andrezza Mariot)

Jornalista: Ceiça Chaves

Desde os primeiros momentos de vida, as brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo de uma criança. No ambiente escolar, o brincar auxilia no processo de aprendizagem, promovendo a interação e a socialização entre os alunos. Por isso, muitas escolas municipais, hoje, buscam inserir as brincadeiras nas práticas pedagógicas em sala de aula.

Na Escola Municipal Arco-Íris, o projeto desenvolvido é a Caixa Lúdica, em que os professores utilizam por uma hora, as caixas com diversos brinquedos, estimulando o brincar entre os alunos. Para a coordenadora pedagógica e também psicopedagoga, Jamily Frota, ao brincar a criança desenvolve diversas habilidades como a concentração, a criatividade, desenvolve a autoestima, atenção, sua autonomia e coloca para fora suas fantasias através da imaginação.

Foto: Andrezza Mariot

Segundo estudiosos pedagogos, a criança encara o brincar como algo sério. Dentro da brincadeira nós, enquanto educadores, conseguimos obter os nossos objetivos, que é ensiná-los a compartilhar tanto os brinquedos quanto as ideias, as regras, a lidar com as diferenças e suas emoções. Na escola temos as Caixas Lúdicas, cujo objetivo é o aprender brincando, e que os professores utilizam em sala de aula”, frisou.

Foto: Andrezza Mariot

As escolas municipais se preocupam tanto com o lúdico e a forma em que as crianças interagem entre si, que um dos livros didáticos, denominado de Compasso, trabalha o emocional da criançada. Dentro da didática do livro, os alunos aprendem a lidar com as emoções e frustrações, empatia, aprende a se colocar no lugar do outro, e tirar as lições necessárias de cada situação.

Foto: Andrezza Mariot

Para a professora Deigla Cavalcante, da escola Arco-Íris, a sua turma do 1º período ama o momento da descontração na hora da brincadeira com a Caixa Lúdica. “O brincar possibilita um leque de aprendizagem e de oportunidades para a criança se apropriar do conhecimento. Quando se tem um cunho pedagógico, ela se torna uma atividade de grande valor para a criança, porque é um momento de troca de experiências”, ressaltou.

Foto: Andrezza Mariot

Não só na Educação Infantil que o lúdico se faz presente. Com a inserção da Robótica Educacional nas escolas do município de Boa Vista, os alunos do Ensino Fundamental, agora aprendem brincando. Isso mesmo, a robótica veio contribuir para o aprendizado, a metodologia ajuda as crianças a trabalharem em equipe, ter mais agilidade, serem criativos, estimula o raciocínio lógico e melhora o desempenho em sala de aula.

Foto: Claudia Ferreira

Na pré-escola, os kits da lego também reforçam as brincadeiras em sala de aula complementados pelos projetos já desenvolvidos em cada unidade de ensino. “O que se percebe é que, através das brincadeiras ou mesmo da robótica, as escolas vêm formando crianças mais criativas e espontâneas”, declarou a psicopedagoga Jamily Frota.

Foto: Claudia Ferreira