Educação

Alunos de escola de Boa Vista são selecionados para participar da campanha “Papai Noel dos Correios”

As cartas escritas pelas crianças foram entregues aos Correios para serem adotadas e os presentes serão entregues no dia 14 de dezembro.

Por Jéssica Costa

13/11/2018

Sonora: Antônio Carlos Timóteo - professor da Escola Balduíno Woltrich

A Escola Municipal Balduíno Wottrich, no Monte Cristo, foi a escolhida deste ano para participar da campanha Papai Noel dos Correios 2018. Cerca de 444 alunos do 1º período ao 5º ano tiveram a oportunidade de colocar em uma folha de papel tudo aquilo que sempre desejaram ter: bolas, bonecas, carrinhos, patins e, até mesmo, material escolar.

O projeto, que já existe há mais de 25 anos, é o responsável por realizar sonhos e espalhar alegria em todo país. De acordo com a gestora da escola, Mirtes Leite da Silva, a unidade de ensino recebeu com muita alegria o convite para participar da campanha e a expectativa é das melhores.

“Imediatamente mobilizamos todos os professores e, muitos deles, se colocaram à disposição como padrinhos, adotando aquelas cartinhas que, por ventura, não sejam adotadas nos Correios. Seguimos todas as orientações e estamos no aguardo do dia 14 de dezembro, quando encerraremos o ano letivo e as crianças receberão a visita do papai noel”, destacou.

Segundo Mirtes, todas as cartas foram lidas pelo coordenador do projeto antes de serem encaminhadas aos Correios. “Fizemos isso porque os alunos do 1º período ainda têm dificuldade na escrita e se manifestaram através de desenhos. Revisamos antes, para não correr o risco de alguns deles não serem compreendidos. Neste natal nenhuma criança ficará sem presente”, ressaltou a gestora.

Antônio Carlos Timóteo, professor do 1º ano B, destacou que o projeto proporcionou bons momentos aos alunos em sala de aula. Segundo ele, a turma, que é uma das mais agitadas da escola, foi a que mais surpreendeu. “Todos se comportaram e se empenharam ao máximo em fazer uma carta bonita e bem escrita. Temos crianças do Pedra Pintada, Bom Intento e de sítios próximos que só tem a oportunidade de ganhar algo nesta época do ano. Ficamos muito felizes em vivermos este momento junto com elas”, disse.

Campanha - Em 2010, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) colocou sua maior ação social à serviço da educação, ao incluir as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental). E desde 2016 passou a contemplar, prioritariamente, cartas das crianças de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

A parceria com as escolas foi bem-sucedida em diversos pontos. Um dos principais foi na escrita, pois as cartas passaram a estimular o aprendizado em sala de aula e resgataram nas crianças o gosto por escrever. Outro ponto importante foi repassar às crianças a maneira correta de enviar uma correspondência, com todas as informações completas e o uso do CEP e selos postais.