Saúde

Novembro Azul - Ações voltadas à saúde do homem ajudam a prevenir doenças

Atividades incentivam homens a buscarem diagnóstico precoce e prevenir outras doenças.

Por SEMUC

14/11/2018

Atividades incentivam homens a buscarem diagnóstico precoce e prevenir outras doenças

Sonora: Ivanilsa Alves Costa – Enfermeira da UBS Liberdade

As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), têm reforçado ainda mais as atividades de promoção à saúde do homem por meio da campanha Novembro Azul, contra o câncer de próstata. Nesta quarta-feira (14), as equipes das unidades do bairro Liberdade e Dr. Dimitri Grandez, no Alvorada, promoveram uma manhã especial orientando e alertando os usuários sobre o câncer de próstata.

A enfermeira Ivanilsa Alves Costa destaca que a cada ano tem percebido uma maior adesão dos homens à unidade de saúde. “As ações de educação em saúde promovidas com a oferta de serviços tem derrubado cada vez mais as barreiras e tabus. Tanto que já percebemos um número maior deles procurando fazer os exames específicos da próstata. Isso prova o resultado do trabalho em equipe na atenção à saúde dos nossos pacientes”.

As atividades direcionadas têm foco na conscientização sobre as doenças que acometem homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nas ações são ofertados serviços de atualizações das vacinas, testes rápidos, consultas médicas, palestras de educações em saúde, atividade física e principalmente o estímulo ao cuidado continuo.

“As equipes se mobilizam para trazer os homens até as unidades para fazer as avaliações necessárias para detecção precoce do câncer de próstata e outros cuidados com a saúde. E eles têm atendido o nosso chamado”, explica o diretor da unidade Dr. Dimitri Grandez, no Alvorada, Francisco Oliveira Santos.

A prefeitura de Boa Vista conta com 34 unidades básicas de saúde que atuam principalmente com foco na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. É importante que homens a partir dos 50 anos de idade consultem um médico periodicamente para os exames de próstata. Essa idade cai para 45 anos, quando há histórico da doença na família.