Educação

Escolas e servidores municipais são premiados pelo modelo de gestão implementado nas unidades de ensino

Por Ceiça Chaves

14/12/2018

O evento mais esperado do ano pelos servidores da educação municipal aconteceu nesta quinta-feira, 13, no Espaço Nobre, com a presença da prefeita Teresa Surita. O Prêmio Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima chegou à sua sexta edição e revelou as 12 escolas e creches municipais que desenvolveram as melhores experiências educacionais no ano de 2018.

O Prêmio reconhece e incentiva o esforço dos servidores municipais que desenvolvem práticas pedagógicas com êxito na aprendizagem dos alunos. Sexto ano que fazemos essa premiação. É uma disputa saudável entre as escolas, para que os servidores se sintam motivados a, através de metas, ganhar prêmios”, disse a prefeita Teresa Surita .

Este ano participaram 61 escolas e creches nas quatro categorias do prêmio: Creche; Pré-escola; Ensino Fundamental até 699 alunos; e Ensino Fundamental a partir de 700 alunos. Na solenidade, foram anunciados os três primeiros colocados de cada categoria.

Em todas as edições do Prêmio Delacir, a Escola Municipal Martinha Thury sempre esteve entre as primeiras colocações e neste ano conquistou pela terceira vez o 1º lugar, na categoria Ensino Fundamental – até 699 alunos.

Esse prêmio é resultado de um trabalho de qualidade e referência que a escola apresenta. Ressaltando que são seis vezes em destaque. Fomos vencedores nos dois primeiros anos do prêmio e estou muito feliz por ter conquistado novamente o primeiro lugar. Só resta dizer muito obrigada prefeita, a educação realmente tem valor nas suas mãos”, agradeceu a gestora, Ester Braz.

____________________________________

Já a Escola Waldinete Carvalho, conquista pelo segundo ano consecutivo, o título de campeã na categoria Pré-escola. É uma honra conquistar novamente o prêmio. Só tenho a agradecer à minha equipe, porque tudo isso é trabalho de uma equipe nota 1000. Agradecer também a prefeita Teresa pelo incentivo. Não é só um incentivo na disputa, mas no aprendizado da criança”, declarou a gestora, Suely Coelho.

____________________________________

Vencedores da sexta edição do Prêmio Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima

Categoria Creche

*Categoria Creche

1º lugar – Núcleo Raiar do Sol

2º lugar – Núcleo Jardim Equatorial

3º lugar – Núcleo Senador Hélio Campos

Categoria Pré-escola

*Categoria Pré-escola

1º lugar – Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves

2º lugar –  Escola Municipal Vovó Clara

3º lugar –  Escola Municipal Pequeno Príncipe

Categoria Ensino Fundamental – até 699 alunos

*Categoria Ensino Fundamental – até 699 alunos

1º lugar –  Escola Municipal Martinha Thury

2º lugar – Escola Municipal Carmen Eugênia Macaggi

3º lugar –  Escola Municipal Centenário de Boa Vista

Categoria Ensino Fundamental – a partir de 700 alunos

*Categoria Ensino Fundamental – a partir de 700 alunos

1º lugar –  Escola Municipal Luiz Canará

2º lugar –  Escola Municipal Nova Canaã

3º lugar –  Escola Municipal Profª Amazona de Oliveira Monteiro

As escolas vencedoras recebem premiação em dinheiro: R$ 20 mil para a primeira colocada, R$ 15 mil para o segundo lugar e R$ 10 mil para a terceira colocada. Os gestores das unidades recebem R$ 5 mil e uma viagem para participar de um curso de capacitação em Brasília; R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Todos os servidores das 12 unidades recebem premiação em dinheiro equivalente a uma remuneração mensal, o chamado 14º salário.

Prêmio Meritocracia

O evento também anunciou oficialmente os vencedores do Prêmio Meritocracia, voltado para os professores titulares de sala de aula, de Educação Física, Arte educador, da Educação de Jovens e Adultos e da sala de recurso multifuncional. Um total de 126 professores obtiveram as maiores pontuações e são os vencedores desta edição.

A lista com os nomes foi divulgado no Diário Oficial de quinta-feira, 13. Estes profissionais foram avaliados em duas etapas: avaliação do profissional e do desempenho dos estudantes. Os vencedores recebem um prêmio no valor equivalente ao seu salário mensal, conhecido entre a classe como 15º salário.

Meritocracia avalia aspectos do desempenho do professor, o que se refere ao ensino-aprendizagem e também a conduta do profissional de modo geral. O que possibilita ao professor uma reflexão, uma autoavaliação do seu trabalho, como ele realmente se enxerga enquanto profissional da educação.