Saúde

Hospital da Criança recebe certificação de qualidade pela prestação de serviços em análises laboratoriais

A certificação oferece confiança e qualidade dos exames oferecidos e é necessária, pois os resultados das análises causam impactos diretos nas tomadas de decisões clínicas.

13/12/2018

O laboratório do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), gerido pela Prefeitura de Boa Vista, recebeu nesse ano, pela terceira vez consecutiva, a certificação com desempenho excelente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).

A certificação oferece confiança e qualidade dos exames oferecidos. E é necessária, pois os resultados das análises causam impactos diretos nas tomadas de decisões clínicas, conclusões de diagnóstico e o tratamento correto recebido pelos pacientes.

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita parabenizou as equipes de profissionais que atuam com muito zelo e dedicação.

__________________________________

Desde que assumi a gestão do município, a saúde tem sido prioridade total e fico feliz com essas conquistas, pois isso mostra o quanto estamos avançando, mesmo em meio a tantas dificuldades que se apresentam dia a dia. Por isso, quero parabenizar de coração toda a equipe do hospital que atende os nossos pequenos com tanto amor, zelo e cuidado ”, disse a prefeita.

O HCSA é a única unidade hospitalar de média e alta complexidade que atende além das crianças da capital, a população infantil de todo o estado de Roraima, além da Guiana e da Venezuela e das comunidades indígenas da tríplice fronteira. A diretora geral do hospital, Mareny Damasceno afirma que esse selo tem sido uma busca constante pela qualidade.

__________________________________

Essa é a terceira vez consecutiva que somos reconhecidos e isso é resultado de muito trabalho e dedicação, não somente das equipes do hospital, mas também de muita parceria e espírito de equipes de toda a prefeitura, principalmente o compromisso da prefeita, que tem priorizado a saúde e respeitado o nosso trabalho, proporcionando boas condições de trabalho, sou muito grata por fazer parte desse processo ”.

- Mareny Damasceno – Diretora geral do HCSA

O coordenador do laboratório, Wallace Garcia, destaca que o controle externo de qualidade do hospital mensura a exatidão das análises, obtendo informações do grau de desempenho analítico.

“Mensalmente executamos perfis de análise laboratorial de amostras fornecidas pelo programa e nesse final de ano fomos agraciados com a certificação, obtendo desempenho excelente, provando que estamos no caminho certo. Vale ressaltar que o resultado dessa avaliação possibilita a implantação de ações corretivas ou preventivas pelo sistema de gestão da qualidade”.

Wallace Garcia – Coordenador do laboratório

O coordenador esclarece ainda que acontecem mais de 25 mil análises mensais e que assegurar a qualidade dos resultados de exames entregues pelo laboratório é uma grande responsabilidade social, “Toda a equipe do laboratório e do hospital está de parabéns, pois tratam da melhoria continua de nossos serviços com dedicação seriedade e comprometimento”.

Melhorias e avanços – Com o projeto de reforma e ampliação do hospital, o laboratório funciona desde o mês de outubro deste ano em um novo espaço, no bloco B, com novos equipamentos de ponta e uma agência transfusional, que armazena e transporta os produtos sanguíneos para transfusões de sangue nos setores do complexo hospitalar. O bloco também recebeu novo mobiliário e iluminação.

As obras de reforma e ampliação do hospital continuam acontecendo. Mesmo com 60% do prédio em obras, o hospital continua a atender as crianças. Hoje o hospital possui 163 leitos em funcionamento, um aumento de 40%.

A busca pela excelência e pela qualidade dos serviços oferecidos são constantes. No início do ano, a unidade recebeu a certificação ouro por alcançar um período de nove meses sem infecção primária de corrente sanguínea, na UTI neonatal, pelo Hospital Samaritano.

Outro avanço da gestão foi a captação de órgãos infantil, que inseriu a capital no sistema nacional de captação de órgãos, trabalho realizado com sucesso pelos profissionais do hospital .

“Esse é um desafio constante e diário, cuidar e melhorar cada vez mais a saúde da nossa população e temos avançado muito nessa meta, e isso graças ao compromisso da nossa prefeita Teresa Surita, incansável no comando das obras e não deixando que falte nenhum medicamento”, afirma o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.