Segurança

Novos guardas municipais recebem capacitação para portar armas de fogo e reforçar a segurança de Boa Vista

As aulas ocorrem em um clube de tiro, localizado no Distrito Industrial, zona oeste da cidade, e contam com 40 guardas civis sendo capacitados para o uso de revolver calibre 38, pistola calibre 380 e espingardas cal. 12.

Por Naira Sousa

06/12/2018

Com um olhar especial voltado à segurança pública, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a 5ª edição do Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Arma de Fogo, garantindo que 40 novos guardas civis municipais estejam aptos a atuar em defesa da população e do patrimônio público. Os alunos já iniciaram nesta semana a fase prática do curso, em um estande de tiro localizado no Distrito Industrial.

Os alunos iniciaram o curso passando pela etapa teórica, onde aprendem sobre a legislação referente às armas de fogo. No decorrer do curso, eles conheceram os procedimentos de montagem e desmontagem das armas, para assim iniciar os exercícios práticos, que visa aperfeiçoar e aplicar o conhecimento apresentado de forma teórica ao longo das aulas.

Os integrantes utilizam revolver calibre 38, pistola calibre 380 e espingardas cal. 12. O coordenador do curso, GCM Darcicley de Oliveira, falou da importância da capacitação para a segurança pública na capital e também ressaltou sobre o comprometimento da Prefeitura de Boa Vista em melhorar as condições de trabalho dessa categoria.

Hoje, nesse primeiro contato dos alunos no stand de tiro, são mais guardas portando arma, ou seja, segurança tanto para o profissional, como para a população. É a realização de um sonho, graças aos investimentos que a prefeita Teresa Surita vem fazendo, não só com armamento, mas também com quadro de efetivo por meio de concurso, equipamentos, viaturas, materiais de proteção e investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais”, disse.

GCM Darcicley de Oliveira – coordenador do curso

_____________________________

O Curso Em fevereiro de 2016, a Prefeitura de Boa Vista firmou um convênio com a Polícia Federal, autorizando a Guarda Civil Municipal à utilização de armas de fogo. Para isso, seria necessária a apresentação de um plano de metas estipulando avaliações físicas, psicológicas e técnicas. Assim que todo este processo foi concluído, foi firmada uma parceria com a Polícia Militar para que desse a instrução necessária. O curso é ministrado pelo Tenente Coronel PM Miramilton Goiano de Souza da Academia de Polícia Integrada de Roraima.