Segurança

Novos veículos e equipamentos entregues pela prefeita Teresa Surita reforçam atuação da Guarda Municipal e da Smtran em Boa Vista

Por Naira Sousa

14/12/2018

A prefeita Teresa Surita entregou nesta sexta-feira, 14, novos equipamentos e veículos a Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito, que vão contribuir com os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal e pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). A entrega aconteceu em solenidade ocorrida na sede do Grupo Tático Municipal (Getam).

Foram entregues à Guarda Civil Municipal 14 carros e cinco quadriciclos, além de 16 mil munições, 25 capacetes e 25 Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os agentes da Smtran receberam 20 capacetes e 20 E.P.I. O Canil também recebeu equipamentos, como tosador e secadora para cães, guias e colar passante, macacão de proteção e coletes.

Prefeita Teresa Surita: "A Guarda hoje tem outra condição de trabalho"

A prefeita Teresa Surita demonstrou alegria em poder contribuir com o fortalecimento e valorização da segurança urbana do município e destacou que desde 2013 vem fazendo melhorias nas condições de trabalho dessa categoria. Ela enfatizou ainda que a parceria com o senador Romero Jucá foi essencial em todas as conquistas.

“Toda essa mudança na Guarda Municipal foi uma parceria com o Senador Romero e temos hoje uma das guardas mais bem equipadas do Brasil e também capacitada. Foi um salto muito grande que a categoria deu. Daqui alguns dias, vai ser entregue mais uma remessa. Então, a Guarda hoje tem outra condição de trabalho e outro estágio visto pelo Brasil”, disse a prefeita .

- Prefeita Teresa Surita

De acordo o senador Romero Jucá, a segurança urbana do município é um dos principais setores a receber recursos do Governo Federal. “Fizemos uma parceria com a Teresa para um grande trabalho de capacitação, equipamentos, comunicação digital, prédios, como, por exemplo, o do GTAM e, daqui a pouco, o da GCM, veículos dos mais modernos, todos preparados para atender a população e proteger a sociedade. São recursos importantes. Fico feliz em ver os resultados”, frisou.

- Senador Romero Jucá

Investimentos - Criada em 8 de março de 1990, a Guarda Civil Municipal conta hoje com 389 agentes, sendo 89 mulheres. Desses, 157 foram convocados na atual gestão. Desde 2013, que a Prefeitura de Boa Vista vem fazendo melhorias na GCM, aumentando o quadro de efetivo por meio de concurso, equipamentos, viaturas, materiais de proteção e investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais.

Em fevereiro de 2016, a Prefeitura de Boa Vista firmou um convênio com a Polícia Federal, autorizando a Guarda Civil Municipal à utilização de armas de fogo. Hoje são 190 guardas civis aptos ao porte de armas de fogo.