Agricultura e Pecuária

Agricultura - Prefeita Teresa Surita lança Programa de Aquisição de Alimentos e entrega maquinários em Boa Vista

A proposta é fortalecer o setor agrícola em Boa Vista, além de contribuir com organizações sociais, como o programa Família que Acolhe

Por Emanuele Pasqualotto

17/01/2019

Como forma de fortalecer o setor agrícola e valorizar os agricultores familiares de Boa Vista, a prefeita Teresa Surita lançou nesta quinta-feira, 17, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com a participação do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o senador Romero Jucá, quem articulou os recursos em Brasília.

A proposta é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. A modalidade utilizada é a de doação simultânea e a previsão é atender mais de duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Já nesta quinta-feira, 62 produtores foram beneficiados com a compra dos alimentos, entre frutas, legumes, hortaliças, dentre outros, que estão sendo entregues a 12 entidades cadastradas, além das beneficiárias do programa Família Que Acolhe.

Sonora prefeita Teresa Surita

A prefeita Teresa Surita agradeceu a parceria com o Governo Federal, representado na ocasião pelo ministro Osmar Terra. “Fiquei feliz em saber que ele pôde vir participar, porque este trabalho é feito graças ao antigo Ministério do Desenvolvimento Social, atual ministério da Cidadania. E através do Romero, trouxeram para nós essa grande ajuda para que possamos fazer esse trabalho junto a todos os produtores, pois é muito difícil produzir sem apoio”, disse.

Sonora senador Romero Jucá

O Senador Romero Jucá disse que o programa vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas em vários sentidos. “Vai distribuir para as pessoas que mais precisam, vai distribuir para o Família que Acolhe, vai melhorar a saúde da família e a saúde das crianças. Consequentemente, o desempenho na escola. É um ciclo que se fecha de forma virtuosa. É um trabalho coletivo que tem resultado”, complementou o Senador.

__________________________________

Ministro do Governo Federal afirma que Teresa é a melhor prefeita do Brasil

Ministro da Cidadania – Osmar Terra

Em seu discurso, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, enfatizou que Boa Vista tem a melhor prefeita do Brasil e que todos os programas que são lançados e executados a nível nacional funcionam perfeitamente na capital de Roraima.

“Todos os programas que queremos ver funcionando, nós fazemos parceria com Boa Vista, onde tudo funciona. O PAA é um exemplo do que está acontecendo. Teresa é um exemplo de gestão que devemos mostrar para o Brasil, de como pode funcionar um programa na área social, desenvolvimento, entre outros. O senador Romero Jucá também é um parceiro extraordinário e acredito que um líder político pode ter levado muitos recursos para sua região, mas não como o Jucá para o estado de Roraima e município de Boa Vista”, concluiu.

Patrulha mecanizada será uma grande aliada dos agricultores familiares

Simultâneo ao evento de lançamento do PAA, a prefeita Teresa Surita fez a entrega da Patrulha Mecanizada que ficará sobre responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI). Trata-se de um conjunto de equipamentos contendo sete máquinas, sendo uma pá carregadeira, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador e três roçadeiras.

Todo o maquinário será utilizado para reparos nas estradas na área rural do município, bem como, por exemplo, a construção de cacimbas para o gado no período da seca, entre outros serviços. São investimentos feitos pela Prefeitura com a parceria do senador Romero Jucá que anunciou ainda um recurso na ordem de R$2.500.000,00 para aquisição de mais equipamentos para investimentos na agricultura familiar.

Para o agricultor familiar Nestor Ariel Perez, a patrulha vai contribuir muito para o setor produtivo do município. “Principalmente na logística e no acondicionamento das estradas para melhor disponibilidade do tempo, uma contribuição muito grande para os pequenos produtores e as vicinais em geral”, frisou.

Nestor Ariel – agricultor