Infraestrutura

Infraestrutura - 85% das obras de recapeamento da prefeitura acontecem em bairros da zona Oeste de Boa Vista

51 km de recapeamento estão sendo executados em Boa Vista.

Por Shirleia Rios

16/01/2019

Em média, a vida útil da pavimentação asfáltica é de 15 anos. Passado esse período, é importante fazer o recapeamento do local, uma vez que tapar os buracos, outro serviço essencial para melhorar as condições de trânsito e a mobilidade da via, já não é mais suficiente.

Desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista já recapeou mais de 89 quilômetros de ruas e avenidas. Outros 51 km estão em execução em toda a cidade, atendendo a mais 28 bairros, sendo 85% deles na Oeste da cidade, mais afastados do Centro. Esse é o resultado de muito planejamento, esforço e compromisso da gestão municipal em manter os bairros organizados apesar da crise financeira.

O s recursos foram empregados por meio de um convênio específico para o serviço de recapeamento, em parceria com o senador Romero Jucá, não podendo ser utilizado para asfaltamento ou outro tipo de trabalho.

A revitalização do asfalto existente trará benefícios significativos para a prefeitura e para a população da cidade, pois aumentando a vida útil dessas vias resultará em economia para o município, com a redução de gastos com manutenção, além de proporcionar comodidade e segurança para a população que terá vias em perfeitas condições de trafegabilidade”, destacou o secretário municipal adjunto de Obras, Ramildo Costa.

_____________________________

A avenida Ataíde Teive, trechos da Mario Homem de Melo e da avenida Princesa Isabel, por exemplo, que foram recapeadas, hoje não apresentam mais problemas após o serviço executado. O Conjunto Cidadão foi um dos locais que recebeu o serviço de recapeamento.

O morador da rua Major Ecildon, um dos pontos do conjunto que recebeu recapeamento, Bruno Gonçalves, disse que os buracos na via traziam transtornos para quem trafegava pelo local. O recapeamento melhorou a mobilidade e deixou a rua novinha. Os moradores ficaram livres da poeira do inverno e da lama do período chuvoso.

Essa rua, principalmente próximo as paradas de ônibus, era cheia de buracos. Quando tinha chuva, era lama, quando não era chuva, tinha poeira. Agora, depois que fizeram o recapeamento ficou muito bom”, garantiu o morador.

Essa fase do serviço de recapeamento contempla os bairros: Raiar do Sol, Bela Vista, Caçari, Senador Hélio Campos, Alvorada, Santa Luzia, Pintolândia, Buritis, Santa Tereza, Jardim Primavera, Silvio Leite, Alvorada, Equatorial, Professora Araceli Souto Maior, Dr. Silvio Botelho, Silvio Leite, Centro, São Francisco, Pricumã, Caranã, Jardim Floresta, Aeroporto, Nova Canaã, Jóquei Clube, Asa Branca, Operário, São Bento e Aparecida.

Prefeitura também investe na pavimentação de ruas onde não havia asfalto

Ao todo, a prefeitura tem trabalhado também no asfaltamento de cerca de 75 km de novo asfalto em ruas e avenidas onde antes não havia qualquer tipo de pavimentação. À exemplo disso, estão os bairros Centenário, que recebe asfalto em 30 ruas; o Aeroporto, que recebe asfalto em 16 trechos de oito ruas e o Jóquei Clube, que tem serviços de asfalto, calçada, meio-fio e sarjeta em execução em mais 15 ruas. Outro bairro que está com as obras bem adiantadas é o Raiar do Sol, que muitas ruas já foram atendidas com a urbanização.