Prefeitura instalou semáforos em 39 cruzamentos de Boa Vista nos últimos anos

Boa Vista conta agora com 64 cruzamentos sinalizados com equipamentos modernos.

Por Naira Sousa

08/01/2019

Desde 2013 a Prefeitura de Boa Vista vem readequando o trânsito da cidade. A implantação dos novos semáforos, por exemplo, faz parte do projeto da atual gestão que já contemplou 39 cruzamentos desde então, totalizando 64. Antes disso, a capital tinha apenas 25 pontos com a sinalização. Esses investimentos modernizaram o trânsito e ajudaram a diminuir, de 2016 a 2018, 30% do número de acidentes.

Os novos semáforos são modernos e possuem sistema de led, proporcionando maior durabilidade e menor consumo de energia. Eles têm no-break e funcionam por até três horas, mesmo se faltar energia.

O cruzamento das avenidas Terêncio Lima e a professor Diomedes Souto Maior, no bairro São Vicente recebeu um novo ponto semáfórico no final de dezembro. A prefeita Teresa Surita fez uma visita ao local nesta segunda-feira, 7, o qual era considerado prioridade, diante da quantidade de acidentes que ocorreram no cruzamento no decorrer dos anos.

A moradora, Edna Cordeiro, presenciou alguns deles. Ela mora na avenida professor Diomedes Souto Maior há 20 anos. Segundo ela, a todo instante ouvia alguma “pancada” de carro e depois se deparava com vítimas e prejuízos na pista. A instalação dos semáforos, para ela, vai reduzir bastante os acidentes, desde que todos obedeçam a sinalização.

Os moradores e os munícipes de Boa Vista só têm a agradecer, pois era uma morte de manhã, um aleijado a tarde e outro a noite. Todo momento era uma pancada de carro, um acidente, algo que a população clamava pelas autoridades. A prefeita acertou e estamos muito felizes pela implantação do semáforo”, frisou Edna.

Edna Cordeiro – Moradora

_______________________________________

A previsão é que mais nove cruzamentos recebam a sinalização este ano. Todo o trabalho de mapeamento é feito pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), com base nas demandas, tanto dos moradores e condutores, como na estatística de acidentes de trânsito.

A Prefeitura de Boa Vista através da Smtran tem feito um investimento forte, não somente na implantação de semáforos na capital, sobretudo, no estudo técnico de engenharia de trânsito, no sentido de mapear os locais com maior índice de acidentes e com mais tendência de receber a sinalização. Isso fez com que os números caíssem gradativamente de 2013 até aqui. A prefeitura não tem medido esforços no sentido de proporcionar aos munícipes um trânsito mais seguro”, enfatizou o superintendente municipal de Trânsito, Gilvan Santos.

Gilvan Santos - superintendente municipal de Trânsito.