Programação educativa fortalece cuidado a pacientes com hanseníase em Boa Vista

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado no último domingo (27), a prefeitura de Boa Vista promove ao longo deste mês diversas ações educativas nas unidades básicas de saúde.

30/01/2019

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado no último domingo (27), a prefeitura de Boa Vista promove ao longo deste mês diversas ações educativas nas unidades básicas de saúde, voltadas a pacientes que, com apoio da rede municipal de saúde, estão enfrentando a doença.

Nesta ter ça-feira, 29, duas equipes de estratégia saúde da família da unidade do Cambará se dividiram entre as casas dos bairros Cambará e Canaã para busca ativa de casos da doença.

“Estamos indo até as residências, olhando alguns sinais e sintomas da hanseníase e encaminhando essas pessoas até o posto para serem examinados e diagnosticados pela médica. É um trabalho contínuo e rotineiro que fazemos mesmo fora das campanhas”, explica Walter Rodrigues de Oliveira, agente comunitário de saúde.

Dona Francisca de Oliveira Barros, 70 anos, moradora do Cambará, recebeu a visita dos agentes e ficou muito contente por saber que a prefeitura está atenta aos cuidados com a população.

“É muito bom receber a visita deles, porque assim a gente pode ter certeza que está bem”.

Todas as unidades de saúde da prefeitura estão preparadas para diagnosticar e fazer o tratamento da hanseníase. “A atenção é integrada, disponibilizamos desde os exames iniciais necessários, consultas com médicos e o tratamento à base de medicamento específico”, afirma o secretário municipal de saúde adjunto Cassio Gomes.

O tratamento na rede municipal pode durar de 6 a 12 meses, dependendo do tipo da hanseníase. A doença atinge principalmente pele e nervos. Os sinais e sintomas podem ser manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com a perda da sensibilidade ao claro, dor e tato e outros sintomas. Ao apresentar algum desses sintomas a pessoa pode procurar a unidade de saúde do seu bairro.

Programação nas UBSs

QUARTA -FEIRA – 30.01

UBS CAMBARÁ – 8h - Palestra sobre Hanseníase – Causas e sintomas – Exames de pele

UBS JORGE ANDRÉ V. GURJÃO ( Cidadão) – 9h – Puericultura na Casa Mãe do Núcleo Cidadão