Trânsito

Trânsito Seguro - Prefeitura instala novos equipamentos educativos em avenidas de Boa Vista

Os equipamentos visam conscientizar a população sobre a importância de dirigir dentro do limite de velocidade estabelecido em lei.

Por Naira Sousa

22/01/2019

A Prefeitura de Boa Vista não mede esforços quando o assunto é aumentar a segurança na cidade e reduzir ainda mais o número de acidentes na capital. E para que isso seja sempre uma realidade na capital, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), instalou novos equipamentos educativos indicativos de velocidade em setes avenidas.

Como o próprio nome diz, tem a finalidade apenas de orientar o condutor sobre o limite recomendado para determinada via e, portanto, sem cobranças ao motorista. Os equipamentos podem ser encontrados nas Avenidas Dom Aparecido, Ene Garcez, Brigadeiro Eduardo Gomes (próximo ao Sesi), Princesa Isabel (próximo ao Sest Senat), São Sebastião, Mário Homem de Mello (próximo à Unidade Básica de Saúde Olenka Macellaro) e Sol Nascente (em frente à escola Hitler de Lucena, no Raiar do Sol).

A velocidade do veículo será mostrada no painel junto a uma mensagem de "Atenção" e "Perigo", caso o condutor esteja ultrapassando a velocidade permitida, ou de "Parabéns", se a velocidade for compatível com a da via. O superintendente municipal de Trânsito, Gilvan Santos, informou que os novos equipamentos vão somar com os 10 já existentes. Segundo ele, surgiu à necessidade de instalar os novos aparelhos nos locais com alto índice de acidente.

A finalidade dos equipamentos é educar o condutor, no sentido que ele pratique aquela velocidade que está estabelecida através da sinalização vertical. Normalmente, esses equipamentos são instalados em locais que a estatística detectou a existência de vários acidentes com feridos”, disse.

Gilvan Santos - superintendente municipal de Trânsito.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), exceder o limite de velocidade de 20% a 50% representa uma infração grave. A multa é de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH. Caso seja desrespeitada a velocidade máxima em mais de 50%, infração se torna gravíssima, com multa de R$ 880,41 e perda de sete pontos na CNH. O condutor ainda pode ter o direito de dirigir suspenso.

Investimentos no trânsito garantem mais seguranças nas ruas de Boa Vista

Desde 2013 a Prefeitura de Boa Vista vem readequando o trânsito da cidade. A implantação dos novos semáforos, por exemplo, faz parte do projeto da atual gestão que já contemplou 39 cruzamentos desde então, totalizando 64. Antes disso, a capital tinha apenas 25 pontos com a sinalização. Esses investimentos modernizaram o trânsito e ajudaram a diminuir, de 2016 a 2018, 30% do número de acidentes.

E como forma de orientar melhor os condutores de veículos e garantir maior segurança, a Prefeitura de Boa Vista está revitalizando e implantando novas faixas de sinalização horizontal nas vias da cidade.  A pintura das vias representa o compromisso e zelo que a prefeita Teresa Surita tem pela cidade. Somente em 2018, foram mais de 73.844,59 mil km² de ruas e avenidas com faixas de sinalização implantadas ou revitalizadas.