Agricultura e Pecuária

Projeto Tay Tay - Grupo de mulheres mantém viva a tradição do cultivo da pimenta

Com o apoio da prefeitura, o grupo aumentou a produção para cerca de mil pés de pimenta.

Por SEMUC

26/02/2019

As pimentas produzidas artesanalmente, envasadas e devidamente identificadas caíram no gosto do público durante o lançamento do projeto Tay Tay nesta manhã. Tudo começou com uma tradição de um grupo de mulheres da Comunidade Indígena Vista Alegre, que produzia pimenta apenas para consumo e processava transformando-a na pimenta em pó, mais conhecida como gikitaia .

Com o apoio da prefeitura, o grupo aumentou a produção para cerca de mil pés de pimenta, com as variedades: canaimé, malagueta, olho de peixe e murupí. Ganhou também uma logomarca, com o objetivo de agregar valor ao produto.

Para o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, o projeto Tay Tay é uma referência. Nós dobramos a capacidade de produção de pimenta na Comunidade Vista Alegre, então já estamos dando um passo grande este ano nas Comunidades Indígenas e projetos específicos que forem identificados, a secretaria também dará atendimento”, concluiu.

Marlon Buss - secretário de agricultura

Dona Lurdes Pereira, agricultora e responsável pelo grupo de produção da pimenta, enfatizou que está muito feliz vendo o projeto ganhando espaço. “Sempre incentivo meus filhos e minha família a trabalharem comigo e hoje estamos aqui mostrando nossa produção para todos”, disse.

O nome Tay Tay significa “ curupira ”, na língua macuxi, e faz alusão ao personagem que, segundo as lendas indígenas, é guardião da floresta e aprecia pimenta, chegando a plantar várias delas pelas matas. Quem tiver interesse em adquirir o kit ou as pimentas avulsas basta procurar a Secretaria de Agricultura ou entrar em contato pelo telefone 3623-1517.