Saúde

Dia Mundial do Rim - Profissionais de saúde da prefeitura participam de capacitação sobre cuidados com os rins

14/03/2019

Na busca contínua por um serviço cada vez mais eficiente, médicos e enfermeiros da Prefeitura de Boa Vista participam esta semana de capacitação voltada à saúde e aos cuidados dos rins. A ação faz parte da Campanha mundial alusiva ao Dia Mundial do Rim idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) que ocorre na 2º quinta-feira de março.

A prefeitura é parceira nessa campanha junto à Clinica Renal de Roraima. A superintendente de atenção básica em Boa Vista, Cinthia Brasil, destaca o compromisso do município de cuidar da saúde das pessoas através da educação e prevenção.

“Trabalhamos com foco na saúde preventiva das pessoas e essa é uma proposta importante para alertar a nossa população nas unidades básicas sobre esse cuidado, evitando assim doenças renais”, explicou Cinthia.

Na próxima semana todas as unidades básicas de saúde promoverão atividades educativas com palestras, rodas de conversa e outras atividades voltadas para a saúde preventiva dos rins.

A enfermeira Enmily Feitosa Oliveira da unidade básica de saúde Olenka Macellaro, do Caimbé, o encontro serviu para sensibilizar os profissionais das unidades quanto a prevenção.

“A doença renal crônica é tida de certa forma comum, mas com o diagnóstico feito de forma tardia dificulta a qualidade de vida dos pacientes. É importante que tenhamos esse olhar mais minucioso com relação aos pacientes dos grupos de risco, que são os diabéticos, idosos, obesos, os pacientes que tem doença cardiovascular, os tabagistas, suscetíveis a desenvolverem uma doença renal crônica e nós podemos prevenir ajudando-os a controlar a pressão, as taxas de glicemia e outros”, frisou Enmily.

Doença Renal Crônica (DRC) – Se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam anemia e as doenças ósseas, entre outras. As ações de prevenção são fundamentais para o diagnóstico precoce da doença.