Home|Notícias|Expodireto Cotrijal - Trabalho desenvolvido com a agricultura em Boa Vista chama atenção de representantes internacionais
Agricultura e Pecuária
13/03/2019 11h02

Jornalista: Emanuele Pasqualotto

Boa Vista está presente numa das maiores feiras de agronegócios do país, que acontece esta semana na cidade de Não-me-Toque, no Rio Grande do Sul, e tem a participação de 70 países e mais de 260 mil visitantes. Uma oportunidade para a capital que faz fronteira com dois países, Venezuela e República Cooperativa da Guiana, ganhar visibilidade a nível nacional no segmento.

Foi com essa perspectiva e as peculiaridades locais que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista com o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), que beneficia centenas de produtores da capital, foi apresentado na 20ª Expodireto Cotrijal pela comitiva formada por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) e agricultores familiares.

Na ocasião, o PMDA foi apresentado ao embaixador da República Federal da Nigéria Christopher Jhon Nonyelum Okeke, pelo secretário Marlon Buss que explicou como o trabalho tem sido realizado nas áreas rurais e comunidades indígenas de Boa Vista, bem como os indicadores de produtividade e comparativos produtivos de antes e agora após a implantação do Plano.

“Foi uma conversa extremamente agradável e ele se interessou tanto pela nossa forma de trabalhar com o Plano e pelas nossas experiências que imediatamente agendou uma visita oficial a Boa Vista com o representante da organização da Expodireto Cotrijal Evaldo Silva Junior. Eles poderão ver “in loco” as condições de trabalho e o que estamos fazendo para elevar essa produtividade”, destacou.

Ainda segundo o secretário, é uma oportunidade de criar um cenário de produção e exportação. “Além de sermos parceiros na questão do conhecimento, tecnologia e informação na produção, provavelmente a proposta será de uma futura parceria comercial, onde nós vamos produzir aqui no município e fazer a comercialização com o país de forma direta”, finalizou.

Marlon Buss - secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas