Home|Notícias|Incentivo à cultura - Espetáculo “Cárcere”, de Vinícius Piedade, se apresenta neste sábado no Teatro Municipal
14/03/2019 10h34

A peça já foi apresentado em diversos países e em praticamente todas as capitais brasileiras (Foto: Tati Wexler)

Jornalista: Ceiça Chaves

Após percorrer diversos países de cinco continentes, agora será a vez de Boa Vista apreciar o espetáculo “Cárcere”, um solo com o ator Vinícius Piedade, neste sábado, 16, no Teatro Municipal. O espetáculo será a partir das 20h, e destinado aos apreciadores das artes cênicas e dos bons profissionais do teatro. Os ingressos estão disponíveis no site da ticketphone, nos valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Com duração de 75 minutos, o monólogo apresenta uma semana na vida de um pianista que estando no cárcere, privado da liberdade e de seu piano, acaba se tornando refém em uma rebelião. Suas lembranças e reflexões são expressas por ele em um diário, durante uma semana. O texto é de Saulo Ribeiro e de Vinícius Piedade, a trilha sonora é de Manuel Lima.

Vinícius tem sido um dos artistas brasileiros que mais circulam com obras teatrais pelo mundo, tendo apresentado o monólogo em dez países de cinco continentes nos últimos cinco anos. Veio a Boa Vista pela segunda vez, mas é a primeira vez que traz o espetáculo, que por sinal, era a única capital do Norte que ainda não havia sido apresentado.

Eu estou muito feliz de estar pela primeira vez com o espetáculo Cárcere, uma peça que viaja o mundo todo e vai acontecer nesse teatrão. É uma peça que mistura comédia, reflexão, filosofia, umas certas doses de drama. Eu gosto de apresentar essa peça porque eu convido o público a vivenciar diferentes emoções”, ressaltou.

Vinícius Piedade – ator

A vinda do “Cárcere” a Boa Vista, faz parte das ações da Prefeitura de Boa Vista que consistem em trazer para a capital espetáculos de alto nível para formação de público no Teatro Municipal. Vinicius elogiou o espaço e aguarda ansioso a primeira apresentação da peça em Boa Vista.

É um teatro muito bonito, o teatro na verdade é basicamente o encontro do artista com o público, por isso eu quero convidar todos para apreciarem o espetáculo. O preço é popular e acessível, vou torcer para celebrar com muita gente esse acontecimento, essa reflexão sobre a liberdade que é essa peça”, declarou.

A principal proposta dos espetáculos de Vinícius é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Já foram feitas centenas de apresentações nos mais diversos lugares, desde grandes teatros municipais a teatros improvisados na floresta amazônica. Desde auditórios de universidades, a pátios de penitenciárias e desde turnês contratadas a turnês independentes pelo interior.

Foi apresentado em diversos países, como China, Alemanha (Berlin, Munique e Stuttgart), Suíça (Berna e Zurique), França (Paris), Espanha (Barcelona e Madrid), em Portugal (Lisboa, Porto, Ilha da Madeira, Estarreja, Setúbal e Sesimbra). Nos Estados Unidos (Nova York) e em Cabo Verde.

Oficina de Construção de Espetáculos solo

O ator Vinícius Piedade aproveitou sua visita a Boa Vista para promover uma semana de oficinas de “construção de espetáculos solo” para atores locais. A oficina começou na segunda-feira e se encerra nesta sexta-feira, 15. Participaram cerca de 30 artistas e atores locais, dentre eles, Rafael França, que ganha a vida como mágico e palhaço.

“Eu amo circo, então hoje eu faço malabarismo, acrobacias e queria ver uma forma de juntar tudo isso em um espetáculo solo. A oficina está conseguindo me mostrar como eu consigo fazer esses ligamentos, como meu corpo transforma isso em fala poética. Ele está mostrando como é importante o controle da respiração, do corpo, do olhar de si para o público, e como se comportar sozinho encima de um palco”, declarou.

Rafael França – participante da oficina

Contato do ator Vinícius Piedade: (011) 98117-7861

Mais informações: (95)9111-6584 (WhatsApp Ticketphone) / 3626-8238 (teatro)