Cultura

Incentivo à Cultura - Teatro Municipal de Boa Vista recebe o Espetáculo “Cárcere”, com o ator Vinícius Piedade

Após viajar pelo mundo, nesse sábado, 16, foi a vez de Boa Vista apreciar o espetáculo “Cárcere”. O monólogo retrata uma semana na vida de um pianista que estando no cárcere, privado da liberdade e de seu piano, acaba se tornando refém em uma rebelião.

Por Ceiça Chaves

17/03/2019

Após viajar pelo mundo, neste sábado , 16, foi a vez de Boa Vista apreciar o espetáculo “Cárcere”, um solo com o ator Vinícius Piedade, no Teatro Municipal. O monólogo retrata uma semana na vida de um pianista que estando no cárcere, privado da liberdade e de seu piano, acaba se tornando refém em uma rebelião.

Suas lembranças e reflexões são expressas por ele em um diário, durante uma semana. É a segunda vez que Vinícius veio à Boa Vista, mas é a primeira que traz o espetáculo, que por sinal, era a única capital do Norte que ainda não havia sido apresentado.

A vinda do “Cárcere” à Boa Vista, faz parte das ações da Prefeitura de Boa Vista que consistem em trazer para a capital espetáculos de alto nível para formação de público no Teatro Municipal. Em um ano e quatro meses, já se apresentaram 28 espetáculos, cuja as imagens estão em exposição no foyer do teatro.

Vinícius tem sido um dos artistas brasileiros que mais circulam com obras teatrais pelo mundo, tendo apresentado o monólogo em dez países de cinco continentes nos últimos cinco anos. O artista é só elogios para Boa Vista e para as pessoas da capital.

“ Boa Vista é uma cidade muito bonita, arborizada, acho uma das cidades mais bonitas da região Norte do Brasil. Eu tive uma relação muito próxima com as pessoas daqui em função da oficina que ministrei. Eu adorei as pessoas e espero que esse lugar seja um porto para o meu trabalho, que eu possa voltar com outras obras e me sentir em casa como me sentir dessa vez”, ressaltou.

A principal proposta dos espetáculos de Vinícius é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Já foram feitas centenas de apresentações nos mais diversos lugares, desde grandes teatros municipais a teatros improvisados na Floresta Amazônica. Desde auditórios de universidades, a pátios de penitenciárias e desde turnês contratadas a turnês independentes pelo interior.

A antropóloga, Paloma Monteiro, 29, é do Rio de Janeiro está morando em Boa Vista há sete meses. Para ela duas coisas foram importantes nesta apresentação, em especial: a temática da peça e a estrutura do Teatro.

“É um espetáculo que tem uma temática que nos estimula a seguir essa nossa luta política, nesse momento tão crucial que estamos passando. Eu sou do Rio de Janeiro e já tive oportunidade de vir ao teatro para uma apresentação de dança e achei lindo. É um teatro que tem de tudo para continuar recebendo várias peças, tem espaço para receber uma quantidade de público grande. A estrutura é muito bonita e tudo muito bem cuidado”, declarou.

O “Cárcere” foi apresentado em países, como China, Alemanha (Berlin, Munique e Stuttgart), Suíça (Berna e Zurique), França (Paris), Espanha (Barcelona e Madrid), em Portugal (Lisboa, Porto, Ilha da Madeira, Estarreja, Setúbal e Sesimbra). Nos Estados Unidos (Nova York) e em Cabo Verde

Mais fotos no link: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/sets/72157690422224433