Direitos do consumidor

Procon Boa Vista comemora o Dia Mundial do Consumidor nesta sexta-feira, 15

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de Março, contará com extensa programação preparada pela Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon Boa Vista).

Por SEMUC

14/03/2019

Repórter : Marco Aurélio Santos


O Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de Março, contará com extensa programação preparada pela Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon Boa Vista). A programação está marcada para iniciar às 08h30 na sede do Procon, localizada no Terminal do Caimbé, com um café da manhã e, a partir das 9h30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Pintolândia, com palestra sobre os direitos do consumidor, abordando a Previdência Social e o Empréstimo Consignado aos integrantes do programa Cabelos de Prata.

A ação faz parte do projeto Procon Educa, criado para levar aos jovens e adultos educação para o consumo consciente e orientações sobre os direitos e deveres básicos dos consumidores e fornecedores. A programação segue das 10h30 às 13h30 com atendimentos no Pátio Roraima Shopping, localizado na zona Oeste da cidade. Dentre os serviços oferecidos, estarão: consultas ao Serasa, orientações e atendimentos diversos aos consumidores clientes e funcionários do shopping.


Na oportunidade, a instituição divulgará a plataforma de atendimento Consumidor.gov.br criada para facilitar o contato direto entre consumidores e empresas, como um canal de solução alternativa dos conflitos de consumo.


No período da tarde, integrantes do programa Dedo Verde, localizado no Horto Municipal, participarão da palestra: Introdução aos Direitos Básicos do Consumidor e suas responsabilidades , ministrada pela equipe técnica que também faz parte do programa Procon Educa.


A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, comentou que ao celebrar o Dia Mundial do Consumidor a instituição pretende levar ao conhecimento dos cidadãos informações sobre seus direitos e deveres, bem como esclarecimentos à população sobre a solução de conflitos entre fornecedores e consumidores.


“É importante ressaltar que o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) trouxe avanços no ordenamento jurídico voltados à proteção e defesa dos direitos dos consumidores nas relações de consumo, visando a proteção, principalmente, dos consumidores tidos como vulneráveis”, informou Sabrina.


A programação se encerra na Praça das Águas - Portal do Milênio, no Centro, das 18h30 às 21h, com atendimentos ao consumidor, consultas ao Serasa e orientações sobre os Direitos dos Consumidores, além de divulgação da plataforma Consumidor.gov.br .


PROGRAMAÇÃO


08h30 - Café da Manhã na sede do Procon para os servidores – Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto.


09h30 - Palestra para o Projeto Cabelos de Prata – CRAS do Pintolândia - Tema: Direitos do Consumidor: Previdência e Empréstimo Consignado.


10h30 - Atendimento ao Consumidor (SERASA, orientações e divulgação da plataforma consumidor.gov ) Pátio Roraima Shopping - 10h30 às 13h30.


14h30 - Palestra Meninos do Dedo Verde – Horto Municipal - Parque Anauá – Tema: Direitos do Consumidor: Introdução aos Direitos Básicos do Consumidor.


18h30 - Atendimento ao Consumidor (SPC - SERASA e orientações) na Praça das Águas período da noite das 18h30 às 21h.