Home|Notícias|Programa Adolescer - Prefeitura promove atividades com foco na prevenção da gravidez na adolescência, álcool, drogas e autoestima
15/03/2019 15h47

Os adolescentes participaram da apresentação do projeto e dinâmicas envolvendo os temas (Fotos: Igorh Martins)

Jornalista: Jamile Carvalho

A saúde e o bem-estar social das pessoas é uma das prioridades da Prefeitura de Boa Vista que tem desenvolvido e promovido diversos projetos e programas com foco na prevenção de doenças. Nesta sexta-feira (15), os profissionais da unidade básica de saúde Raiar do Sol realizaram a primeira ação do programa Adolescer, em parceria com a Vara de Penas e Medidas Alternativas do TJ/RR (VEPEMA), com foco em adolescentes de 12 a 17 anos de idade.

A ideia, de acordo com a psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Daniella Rocha, uma das coordenadoras do projeto é agregar ações educativas e de prevenção que vem ajudar os adolescentes do bairro nessa fase da vida. “Vamos trabalhar durante três meses de uma forma bem intensificada em três eixos, a prevenção da gravidez na adolescência, prevenção ao uso de álcool e drogas e a saúde mental, além da autoestima”.

Sonora: Daniella Rocha - psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)

Serão realizados, a princípio, seis encontros no período de três meses abordando os temas com a finalidade de prevenir e reduzir o número de adolescentes envolvidos com o uso de álcool e outras drogas, gravidez na adolescência e temas que impactam diretamente na vida desse público.

Ivanete Lima da Silva, 41, é costureira e trouxe os dois filhos para participar do projeto, Lourayne da Silva de 13 anos e Ivan Izzo de 11. Ela ficou satisfeita com a iniciativa do posto. “É muito importante porque em casa você como mãe acaba se tornando chata e repetitiva, e eles geralmente ouvem a opinião das pessoas de fora e esse projeto vai ajudar muito no desenvolvimento dessas situações da adolescência, com pessoas competentes para orientá-los”.

Sonora: Ivanete Lima da Silva - costureira

Lorurayne da Silva, 13, afirma que os temas vão ajudar bastante os jovens. “Eu acho que vai ajudar muitas pessoas a se preparem, eu conheço muitas adolescentes que já ficaram grávidas, que talvez se tivessem vindo em um projeto como esse poderiam ter evitado e alguns pais não conversam com seus filhos sobre esse tema e ai eles acabam não tendo essa familiaridade, o que se torna complicado para a família”.

Sonora: Lorurayne da Silva

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/sets/72157679364747698