Home|Notícias|Tecnologia - Estudantes da prefeitura embarcam para maior Torneio de Robótica do Brasil
13/03/2019 17h07

As últimas semanas foram marcadas por muita dedicação, empenho e aperfeiçoamento de conhecimento para a etapa nacional, que acontece dos dias 15 a 17 de março, no RJ (Fotos: Igorh Martins)

Jornalista: Jéssica Costa

Um dos momentos mais aguardados pela equipe “I,Robot’, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, chegou! Os meninos embarcaram nesta quarta-feira, 13, para o maior torneio de robótica do Brasil, o First Lego League (FLL), que acontecerá dos dias 15 a 17 de março, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

Os estudantes foram destaques na fase regional, que aconteceu no final do ano passado em Manaus e trouxeram para casa o primeiro lugar no torneio que reuniu 35 equipes da Região Norte. O resultado disso se dá ao comprometimento e dedicação da Prefeitura de Boa Vista que, desde 2016, através do CCTI, vem aproximando cada vez mais crianças e jovens ao mundo tecnológico.

O torneio reunirá equipes de todo o Brasil e, por isso, as dez crianças trabalharam incessantemente no aperfeiçoamento do seu projeto para este desafio. A equipe “I,Robot” é formada por Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matteus Giordani e, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó.

Para a prefeita Teresa Surita, esse momento que a robótica alcançou é um marco para o município. "Em pouco mais de dois anos, conseguimos atingir um nível nacional com uma equipe de elite. Iniciamos o projeto de robótica como piloto no CCTI e, no segundo ano de participação no torneio da Lego, conseguimos superar 35 equipes da região Norte. E hoje essa equipe tem a oportunidade de representar o estado de Roraima e a região inteira em um torneio nacional, que pode render vaga em torneio internacional", destacou.

Arthur Henrique, vice-prefeito e Secretário Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, ressaltou ainda o compromisso da gestão Teresa Surita com a área da educação. "A gente fica muito satisfeito com esse resultado, um compromisso da gestão da Teresa na área da educação, que este, apesar de ser projeto da Secretaria de Tecnologia, é relacionado a educação, uma vez que a robótica está inserida da grade curricular das escolas de todo município", disse.

Segundo Matteus Giornani, designer gráfico da equipe, as semanas que antecederam a viagem foram tensas. “A gente teve que se preparar, ver tudo o que estava faltando para, no final, ter um bom desempenho lá. Pessoalmente, para mim, as expectativas são boas, acho que a gente consegue ganhar. O mais legal da viagem vai ser lá na FLL, quando a gente estiver no torneio. Vamos encontrar várias equipes que a gente viu na regional e conhecer outras”, destacou.

Matteus Giornadi - Aluno