Servidor

Compromisso - Servidores da Prefeitura de Boa Vista recebem progressões, promoções e salário de março

Existe um calendário permanente, que acompanha os períodos de ingresso do servidor por meio do concurso e avalia se o servidor já está habilitado para receber o benefício de acordo com os períodos correspondentes.

Por Emanuele Pasqualotto

02/04/2019

Compromisso é a palavra que define a gestão na Prefeitura de Boa Vista. Nesta terça-feira, 2, mais de 1.700 servidores municipais receberam os pagamentos de progressões e promoções, dentre eles auditores fiscais e das áreas de saúde, educação, administração e segurança pública. Todos os trabalhadores municipais também receberam o salário referente ao mês de março, conforme previsto em calendário.

Com esta atualização dos benefícios, deverá ser injetado na economia local pouco mais de R$ 1,7 milhão. A atualização de progressões e promoções acontece por titulação, qualificação (quando um servidor conclui nível superior ou especialização), prêmio gestão, prêmio meritocracia e incorporação de décimos (quando o servidor tem a gratificação incorporada gradativamente ao salário).

A prefeita Teresa Surita destacou a importância das progressões e promoções para a vida funcional dos servidores. “Hoje podemos dizer que regularizamos uma situação que vinha há décadas de servidores que não recebiam os benefícios a que tinham direito. Então gradativamente buscamos colocar em dia essa situação e hoje praticamente todas as categorias estão sendo contempladas”, enfatizou.

“Quando assumi a prefeitura em 2013, as progressões e promoções dos servidores não eram pagas há 6 anos. Vocês não têm ideia do imenso trabalho que foi necessário para colocar as contas em dia: organizar folhas de pagamento e regularizar a vida financeira e orçamentária do município. Mas assumimos o compromisso. E é isso que nos faz hoje pagar em dia, disponibilizar calendário com a data que o servidor vai receber, oferecer plano de saúde e convênios e que nos permite fazer reposicionamento salarial e regularizar as progressões que estavam atrasadas”, explicou Teresa.

Entenda como os servidores recebem as progressões e promoções

Após um determinado período de trabalho, o servidor efetivo adquire por lei o direito a receber essas atualizações salariais provenientes das progressões ou promoções.

Entre os servidores beneficiados com as progressões e promoções estão: Educação: 1.025 servidores, Saúde: 371 servidores, Segurança: 112 servidores, Auditores Fiscais: 7 servidores, Administrativo: 114 e mais 103 servidores beneficiados com o Prêmio Meritocracia.

Em 2018, prefeitura garantiu reposição salarial a todos os servidores

A prefeita Teresa Surita sancionou em junho o projeto que concedeu reposição salarial de 2,95% a todos os servidores municipais, efetivos e comissionados e aumentou a Gratificação de Incentivo à Docência (GID) de R$ 500 para R$ 600.

Em 2017, a reposição salarial foi de mais 5%. Nos anos anteriores, os servidores também foram beneficiados com reposições. Em 2013/2014 a gestão municipal reajustou a tabela de valor dos servidores municipais em 6%. O Salário que na época era de 724 reais passou para 800 reais. Havia 10 anos desde o último reajuste.

A Gratificação de Incentivo à Docência foi implantada na gestão da prefeita Teresa Surita e, desde 2015, professores da rede municipal recebem o incentivo que começou com R$ 350, mas em 2017 passou para R$ 500 e agora para R$ 600.

Programa Servidor de valor garante capacitações e descontos com convênios

O programa conta com instituições parceiras nas áreas de saúde, educação e lazer com descontos que chegam até 50%. Ao todo, o servidor conta com 56 entidades comerciais e de atendimentos diversos. O programa desenvolve também ações em datas comemorativas no decorrer do ano.

Na área da educação, a parceria envolve escolas de idiomas, preparatórios para concursos públicos, além de faculdades e cursos de graduação e pós-graduação. No item saúde e beleza, os servidores podem obter descontos nos serviços de academia, clínicas de estética e de diagnóstico por imagem, óticas, barbearia, salão de beleza, laboratório e centro odontológico.

Servidores da prefeitura têm direito a planos de saúde

Todos os servidores da prefeitura podem, com a gestão da prefeita Teresa Surita, ter planos de saúde GEAP. A parceria entre a prefeitura e a empresa aconteceu em Setembro do ano passado, após muito esforço e comprometimento da gestão. Durante os primeiros dois meses, os servidores que fizessem a adesão aos planos, não precisariam cumprir carência.

Os servidores que quiserem fazer a adesão poderão comparecer diretamente na sede da Geap em Boa Vista, localizada na Rua Rocha Leal, 778 , Centro, ou entrar em contato através do telefone 0800 728 8300. Será necessária a apresentação dos documentos pessoais (RG e CPF), além de comprovante de residência e contracheque.