Social

Abuso e exploração sexual - Serviço especializado da prefeitura recebeu mais de 170 casos em Boa Vista desde 2018

Através do Creas, a Prefeitura oferece serviços de proteção social às famílias e indivíduos em situação de ameaça e violação de seus direitos.

Por Ceiça Chaves

17/05/2019

Entre os anos de 2018 e 2019, o Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (SEV) do município recebeu mais de 170 casos envolvendo vítimas de algum tipo de violência sexual. Somente neste ano, entre janeiro e abril, foram 55 casos encaminhados para atendimento psicossocial.

O serviço faz parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Prefeitura de Boa Vista, que o oferece serviços de proteção social às famílias e indivíduos em situação de ameaça e violação de seus direitos. Em geral, as demandas chegam através de delegacias, hospitais, escolas ou de forma espontânea.

Psicóloga Sevilha do Vale em ação pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Após a criança ser vítima de alguma violação sexual ela necessita passar por alguns procedimentos. Quando chega no Creas, a vítima vem com ansiedade, tristeza, medo e culpa. E através de uma equipe técnica, o Creas possibilita o atendimento para amenizar tanto as condições imediatas que ela apresenta como para prestar um apoio e suporte para essa família durante todo o período de superação do trauma vivenciado”, afirmou a psicóloga Sevilha do Vale.

Ação começou nesta sexta-feira, 17, e segue até domingo, 19.

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta sexta-feira, 17, uma grande mobilização alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Serão três dias, ao todo, de sensibilização na cidade, sob a coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), denominada “ Podemos Conversar?” .

A ação está nas ruas, nos terminais de ônibus e nas praças da cidade, como forma de sensibilizar e esclarecer a importância da garantia do pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, de forma livre, protegida e segura de seus direitos. A abordagem do Creas é para que a sociedade perceba que esta é uma responsabilidade de todos e que a omissão também pode caracterizar crime.

gerente do Creas, Cristiana Nunes.

“Na verdade, essa ação é um chamado de ‘vamos cuidar das nossas crianças’. A maioria dos casos acontece dentro da família e em número expressivo de crianças. Isso é preocupante. Por ocorrer muitas vezes dentro de casa, é muito silenciosa e causa um grande comprometimento psicológico. O que fazemos é amenizar esses traumas, tentar fazer com que essa vítima consiga ver outros horizontes”, declarou Cristiana Nunes, gerente do Creas.

Como surgiu o 18 de Maio?

A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970 e foi escolhida em razão do caso envolvendo Aracele Aragão, crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973. Na ocasião, uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido violentada sexualmente em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido e os agressores jamais foram punidos.

Disque Denúncia: Ao se deparar com qualquer tipo de violação de direitos, ligue 100 , 180 ou 190 . Em Boa Vista, existem três Conselhos Tutelares que também fazem esse papel de auxiliar as vítimas de forma imediata: Centro (3624-2788), Caimbé (3624-4664), Pintolândia (3627-8909).

Confira as datas das mobilizações:

Obs.:

17/05/2019

Av. Mário Homem de Melo, n° 514 – Centro – Boa Vista – RR (CREAS).

Será realizada em frente ao CREAS para dar visibilidade aos Serviços ofertados pelo Centro.

“ Terminal de Ônibus José Campanha Wanderley” e

“ Terminal Luiz Canuto Chaves”.

A abordagem será feita por meio de panfletagem nos locais e horários de maior fluxo de pessoas.

Obs.: Os técnicos do SEV farão uma abordagem mais esclarecedora, tirando dúvidas e orientando a todos de como proceder ao deparar-se com situações de possível abuso e/ou exploração de crianças e adolescentes.

18/05/2019

Praça das Águas.

19/05/2019

Complexo Ayrton Senna ( Em frente ao Totozão)